quinta-feira, 19 de março de 2020

O Que o Coronavírus (COVID-19) Significa Para os Profissionais de Marketing

A essa altura você já ouviu sobre o Coronavírus.

A triste realidade é que ele está se espalhando rapidamente e vai continuar assim por algum tempo.

Você sabia que estão surgindo aproximadamente 12.000 casos novos por dia e que não para de crescer?

Ninguém sabe ao certo quantas pessoas serão infectadas (ou que, infelizmente, vão morrer), mas isso já fez com que bolsas do mundo todo despencassem, o que significa que, enquanto negócio (ou mesmo como profissional de marketing), você será afetado.

E pelo fato da minha agência de publicidade trabalhar com centenas de empresas em todos os grandes setores e termos sete escritórios ao redor do mundo, já estamos vendo o impacto disso tudo no marketing (vou compartilhar os dados aqui embaixo).

E o que isso significa para você?

Antes de eu entrar nisso, deixa eu ser claro sobre o que os profissionais de marketing NÃO devem fazer.

Não explore a situação

A primeira coisa que vemos são pessoas tentando explorar o medo.

O que eu quero dizer com isso é que a oferta está diminuindo no mundo todo. de máscaras e papel higiênico a álcool gel e outras necessidades básicas… Eu estou vendo profissionais de marketing comprando esses itens e revendendo-os no eBay ou fazendo anúncios e vendendo-os por 10-50x o preço.

Isso não é empreendedorismo nem marketing. Eu recomendo fortemente que você evite explorar a situação do Coronavírus para ganhar dinheiro fácil.

Não só é errado, mas também é pensar muito pequeno. Claro que você vai conseguir ganhar dinheiro rápido, mas não vai durar… É mais válido usar seu tempo em alguma coisa de longo prazo.

Agora que já superamos isso, o que o Coronavírus significa para os profissionais de marketing?

Os negócios vão sofrer por algum tempo

Mesmo que o vírus se dissipe rápido, os negócios vão sofrer por mais de um ano, já que vão ter que compensar suas perdas.

Quando empresas como a Apple fecham suas lojas para ajudar a conter a disseminação do vírus, isso significa menos receita e menos lucro. Claro que eles conseguem pagar seus funcionários durante o fechamento temporário, mas nem todas as empresas têm o mesmo saldo bancário deles e a maioria não consegue fazer a mesma coisa.

Veja o mercado de turismo. Estima-se que o vírus gere uma perda de 820 bilhões de dólares.

Os portos também estão vazios e as primeiras rodadas de demissões já começaram.

Estima-se que, no total, o COVID-19 custe US$2.7 trilhões à economia global.

E as pessoas não só estão perdendo dinheiro, mas também tráfego e conversões.

O tráfego orgânico está caindo na maioria dos mercados

Como eu falei acima, trabalhamos com centenas de clientes em diferentes áreas na minha agência. Além disso, temos também uma quantidade enorme de dados por causa do Ubersuggest.

Antes de eu entrar nos dados, perceba que não focamos em nenhum país específico, decidimos analisar as métricas de tráfego de uma perspectiva global.

Também não incluímos dados de sites com menos de 5.000 visitantes mensais, já que eles tendem a ter oscilações drásticas percentualmente falando, mesmo quando não há questões globais ou atualizações de algoritmo.

Também não temos dados de todos os mercados, por exemplo, não trabalhamos com muitos restaurantes, nem adquirimos dados para essa área, já que restaurantes locais normalmente não têm orçamentos muito altos para marketing. Temos dados dos grandes, mas não de todos.

De um ponto de vista de SEO, semana passada vimos quedas enormes no tráfego orgânico na maioria dos mercados com que trabalhamos. Dê uma olhada na tabela abaixo (que compara a semana passada com a anterior).

Se você está na área de jornalismo ou finanças, seu tráfego disparou.

E se você está no mercado de turismo, você teve grandes quedas de tráfego.

Não dá para ver isso pela tabela, mas o e-commerce variou. Dependendo do que cada site vende, o tráfego podia cair ou subir. Por exemplo, se vende produtos de bebê como fraldas ou lenços, há uma subida considerável no tráfego.

Mas se forem artigos de luxo, como telões de televisão, há uma queda no tráfego.

As conversões também caíram na maioria dos mercados

De um ponto de vista de taxa de conversão, tivemos quedas na maioria dos mercados, também. Mesmo o setor financeiro, que teve grandes aumentos no tráfego, teve quedas nas conversões.

Dê uma olhada na tabela abaixo (que compara a semana passada com a anterior):

Para sites de notícia (imprensa), houve um grande aumento nas conversões, já que muitos deles cobram para as pessoas lerem as informações atualizadas.

Por exemplo, você só pode ler uma quantidade determinada de conteúdo do Washington Post gratuitamente até ver uma mensagem como essa:

As pessoas não quiseram ficar por fora das informações sobre Coronavírus, política e economia com todo o alvoroço, e assim os sites de notícia tiveram esse aumento.

E em alguns setores como o de turismo, estão sendo oferecidos descontos enormes, o que ajuda a compensar parte da queda no tráfego. Mas, de forma geral, ainda há um impacto grande na receita.

Dados de custo por clique

Não temos tantos dados de pay-per-click como temos para SEO, já que o Ubersuggest é usado principalmente para fins de SEO, mas não tivemos tantas oscilações no custo por clique… Mesmo em setores como o de turismo.

Não temos uma amostra grande o suficiente, mas, como eu falei, os custos não caíram muito.

Por exemplo, embora tenha havido uma queda grande no número de pessoas buscando coisas como voos ou hotéis, não houve uma queda drástica em CPC, apesar de ter havido um aumento grande no custo por aquisição.

Ou seja, ainda se paga aproximadamente a mesma coisa por clique, mas o custo por conversão está subindo para a maioria das áreas… A não ser que você esteja vendendo artigos de primeira necessidade, como papel higiênico.

E o que isso significa para profissionais de marketing?

Tenha medo quando os outros forem gananciosos e seja ganancioso quando os outros tiverem medo

Essa frase não é minha, é do Warren Buffett.

Você vai ver pessoas fazendo cortes porque se está prevendo um impacto de 2,7 trilhões de dólares e especialistas dizem que vamos entrar em recessão.

Tem até investidores bilionários como Carl Ichan dizendo que o mercado ainda tem para onde cair e que devemos esperar pois as quedas ainda vão durar.

Mas o que eu aprendi depois de passar por duas crises (a do pontocom em 2000 e a imobiliária em 2008) é que o melhor momento para dobrar a aposta é quando ninguém está fazendo isso.

Em uma baixa econômica, você vai ver que sua concorrência é menor, o que torna mais fácil de se obter resultados, e, em alguns casos, você vai conseguir bons negócios, como talvez uma redução em anúncios pay-per-click.

Pense da seguinte maneira: de todas as empresas de capital aberto dos Estados Unidos, se o mercado continuar em queda, muitas delas vão ter dificuldade para pagar suas dívidas, que explodiram para US$75 trilhões.

Isso significa que algumas empresas vão falir, ou ser compradas ou ter a dívida perdoada pelo governo. Algumas podem até conseguir cortar custos o suficiente para pagar as contas, mas, para a maioria, vai ser tarde demais.

Mais uma vez, isso significa menos concorrência para você.

Se você tiver a sorte de ter algum dinheiro guardado durante a recessão, é o melhor momento para comprar outras empresas. As melhores a se comprar são as de imprensa.

Quanto mais olhos você tem em você, mais poder você vai ter no futuro. Além disso, ter esse controle te possibilita vender o que você quiser no futuro.

Foi por isso que eu comprei o site da KISSmetrics por US$500,000 há alguns anos. Na época de pico, eles tinham 1.260.681 visitantes únicos por mês.

É muito tráfego.

Assim que eu comprei o site, eu fiquei bem sem dinheiro, mas assim que eu juntei ele com o NeilPatel.com, eu aumentei meu número de leads em 19% e recuperei meu investimento em menos de um ano.

Ou seja, essa é a sua oportunidade de chegar chegando e ganhar uma fatia do mercado.

Então, quando você vir seus concorrentes fechando ou desacelerando no marketing, seu objetivo é dobrar a aposta. O retorno pode não ser imediato, mas vai ser significativo no longo prazo.

Sempre que o mercado cai 20% ou mais, ele leva aproximadamente 536 dias para se recuperar.

Conforme nos recuperamos, você vai ver sua receita escalar e o seu ROI de marketing disparar.

Conclusão

Esperamos que o Coronavírus passe logo e tenha o menor impacto possível nas nossas vidas. Por enquanto, tente não socializar muito com os outros e evite aglomerações.

Procure ler esse artigo do Washington Post, que faz simulações detalhadas de como o Coronavírus vai se espalhar e o que podemos fazer para reduzir seu impacto no mundo.

E, quanto ao seu marketing, essa é a hora de dobrar a aposta. Não tenha medo quando os outros estiverem com medo. Faça o que o Warren Buffett faz… seja ganancioso quando as outras pessoas estiverem com medo.

Ou seja, dobre a aposta.

Como você percebe que o Coronavírus afetou seu tráfego?

PS: Por favor, fique em segurança, e, se possível, em casa.

PPS: Para ajudar um pouco, eu abri o relatório de ideias de palavras-chave no Ubersuggest bem como os dados históricos de palavras-chave. Eu sei que muitos de vocês devem estar com dificuldades financeiras, então, espero que ter esses dados ajude a economizar um pouco com marketing.

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