As personas são personagens fictícios normalmente usadas no processo de design voltado para o usuário, para representar os diferentes tipos de visitantes frequentes de um site. Porém, elas podem ser úteis nas suas campanhas de marketing online e, neste post, vou falar sobre como elas podem ser aplicadas no seu SEO. Elas podem ajudá-lo a encontrar as palavras-chave certas para o seu público-alvo e a criar o conteúdo mais adequado, além de ser uma ferramenta útil para identificar alvos para link building.
Desenvolvimento de Personas
Para te dar uma ideia do que procurar ao criar personas de usuário, aqui estão alguns exemplos:
Começando
Antes de começar um projeto para desenvolver personas de usuário, veja se elas já não existem na sua organização – elas podem estar arquivadas com outros documentos produzidos na última vez em que o seu site foi redesenhado, ou podem estar com outra equipe, de design ou desenvolvimento. De qualquer forma, isso pode economizar muito tempo.
Mas se decidir desenvolver a sua própria, para começar, você precisará conseguir algumas informações sobre seus usuários. Você pode fazer isso por meio de uma pesquisa no seu site, ou talvez, se possível, queira fazer entrevistas com um grupo de pessoas.
Você também pode ter dados existentes que vão te dar informações sobre os diferentes grupos de usuários no seu site – detalhes de registro e login, histórico de compras, listas de newsletters por email, etc.
O Que Procurar
Quando tiver essas informações, você poderá criar as personas. Geralmente, de 2-4 é uma boa quantidade. Você também pode escolher uma persona principal, se houver um grupo de usuários específico que seja particularmente proeminente na sua pesquisa – ela deve ser priorizada ao usar personas nas tomadas de decisões.
As informações que você pode querer usar como parte da sua persona incluem:
- Quem – idade, localização, gênero, educação, cargo;
- Ambiente – quando e onde eles estão usando seu site? Qual dispositivo eles usam?
- Tarefas – quais tarefas eles estão tentando concluir no seu site?
- Motivação – qual é o resultado que desejam?
- Nome ou apelido;
- Uma foto.
Depois de criar as várias personas, pode ser útil criar um documento parecido com aqueles mostrados nos exemplos acima, para que seja mais fácil de compartilhar e referenciar.
Pesquisa de Palavras-chave
Se você não está familiarizado com a pesquisa de palavras-chave, ela é a prática de usar ferramentas para encontrar termos que os usuários pesquisam, além de informações associadas, como demanda de busca e competitividade. A partir disso, selecionamos os termos mais relevantes e potencialmente gratificantes para segmentar no nosso site.
Um processo típico de pesquisa de palavras-chave pode parecer com algo assim:
- Brainstorming: Na fase inicial, você precisa ter algumas ideias gerais sobre o que os usuários podem procurar no seu nicho. Considere pesquisas que podem ser usadas para acessar páginas de todos os níveis da hierarquia do seu site. Este brainstorm, deve lhe dar os termos iniciais que você pode inserir em ferramentas de pesquisa de palavras-chave (como a Google Keyword Tool), para gerar mais termos de busca.
- Reunindo Dados: Como mencionado acima, você precisará reunir informações das ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Além de obter volumes e competitividade da Google Keyword Tool, você também pode exportar suas próprias palavras-chave do Google Analytics e combinar os dados no Excel, usando a função VLOOKUP(), para ver se já está recebendo tráfego para algum dos termos. Se estiver, quanto de tráfego? E a qualidade desse tráfego, é boa?
- Filtragem, Classificação: Nessa fase, eu normalmente uso o Excel para uma variedade de filtros, como cortar palavras-chave que tenham volumes de pesquisa muito baixos, muito competitivas e pouco relevantes. Eu também uso a função FIND() para procurar temas nas palavras-chave pelos quais posso categorizá-las.
- Tomada de Decisões: Quando tiver todos os fatos reunidos, é hora de fazer um pouco de trabalho manual e escolher as frases que você quer segmentar com as diferentes páginas do seu site.
- Implementação: Finalmente, você precisa implementar suas novas opções de palavras-chave, incluindo-as nos elementos mais importantes de SEO da página (título da página, meta descrição, H1 e tags fortes) e também, pense em reescrever o conteúdo da página para que seja relevante para o termo de pesquisa segmentado.
Independentemente de como é o seu processo, uma ferramenta como o Ubersuggest pode economizar seu tempo e te ajudar a descobrir as palavras-chave certas.
Comece inserindo sua palavra-chave principal na caixa de pesquisa. Neste exemplo, usaremos “recursos do iPhone”:
A partir daí, quero que você colete dados para a sua palavra-chave principal e palavras-chave de cauda longa. Você fará isso clicando em “Ideias de Palavras-chave”, na barra lateral esquerda.
Agora, você tem uma longa lista de palavras-chave, além de dados que te ajudarão a decidir quais segmentar.
Ao filtrar e pesquisar, concentre-se em palavras-chave com um volume de pesquisa alto e SD baixa (dificuldade de pesquisa).
Por exemplo, você pode adicionar filtros como esses:
Isso garante que sua lista inclua apenas palavras-chave de alto volume e baixa concorrência. Aqui estão os resultados:
Embora restem apenas seis palavras-chave, elas são super segmentadas para sua pesquisa, têm um volume de mais de 1.000 e uma SD baixa. Isso faz com que valha a pena tentar ranquear para elas.
Como Personas Podem ser Aplicadas à Pesquisa de Palavras-chave
As personas de usuário podem ser usadas em 3 pontos deste processo – primeiro, no brainstorm. Se você está gerando termos iniciais, é útil manter as personas em mente – elas refletem a necessidade e intenções de todos os usuários em potencial do seu site?
Vejamos as personas do exemplo da Vodafone – que tipo de termos iniciais você criaria para elas? Como suas intenções se diferem?
Ao pesquisar um novo celular, Mike, o Tecnológico, pode estar mais interessado em pesquisar “especificações do htc desire” ou procurar a especificação mais alta entre dois telefones, como “câmera do hoc desire vs câmera do iPhone”.
Zoe, a Socialite, pode estar mais interessada em quantos minutos ela pode conseguir, quantos sms ou quais aplicativos sociais estão disponíveis, nesse caso, ela pode pesquisar por “sms ilimitados vodafone” ou “aplicativo do Facebook para android”.
Por fim, o Geoff, o Racional, provavelmente se preocuparia mais com a comparação de preços, como “contrato mais barato para o iPhone” ou “aparelho mais barato htc desire”.
Depois de gerar os termos iniciais, as personas não entram em cena novamente até que você tome as decisões sobre as palavras-chave alvo. Pense de novo, ao criar sua lista final de palavras-chave, elas refletem as suas personas de usuário com precisão? Relembre os termos iniciais e considere se os termos finais selecionados indicam a mesma intenção.
As personas também podem ser aplicadas na fase final do processo de pesquisa de palavras-chave – Implementação. Isso pode ser menos importante para os elementos de SEO on-page, mas pense mais sobre o tom e a direção do conteúdo na landing page. Se você está segmentando Geoff, o Racional, com uma página “contrato mais barato para iPhone”, certifique-se de responder à pesquisa dele e ofereça um próximo passo claro.
Considerar suas personas nessas três fases, te ajudará dando um conjunto abrangente de palavras-chave que representam precisamente as necessidades e intenções dos seus usuários.
Link Building
As personas de usuário também podem ser uma ferramenta útil ao criar e implementar uma estratégia de link building. Ao fazer link building, o objetivo básico é criar e promover um conteúdo que você acha que seu público-alvo gostaria de compartilhar.
Personas para Link Bait
Elas podem ser usadas como parte de um brainstorm de link bait. Comece identificando alguns blogs que se encaixam nas suas personas – Mike, o Tecnológico, por exemplo, pode ter um blog sobre gadgets ou, pelo menos, tem altas chances de ser um leitor de sites parecidos. Para quais tipos de conteúdo os sites de gadget fazem link? Pense tanto na substância do conteúdo, quanto no formato (vídeos, guias, infográficos, etc.)
Você talvez queira usar suas personas como um teste, quando tiver um brief mais detalhado do seu post de link bait – “O Mike se interessaria por isso? Ele compartilharia?”
Ao divulgar seu link bait, ou qualquer outra coisa, lembre-se da persona e considere quais são seus interesses e como você pode aproveitar essas coisas para construir um relacionamento. Também considere quais são seus objetivos e pense no que você pode oferecer para ajudá-los a alcançar esses objetivos. Fale a língua deles!
Personas para Guest Posting
Por fim, as personas de usuário são uma ótima forma de pensar em ideias de tópicos para guest post. Pense nos tipos de sites que suas personas usam e que tipo de conteúdo elas podem gostar de ler quando chegam lá. Por exemplo, Geoff, o Racional – ele pode gostar de ler blogs sobre economia de dinheiro. Nesse caso, tente identificar alvos pesquisando no Google por “guest post” | “guest blog”| “escreva para nós” sobre economizar.
Um guest post óbvio para apresentar seria: “Como economizar dinheiro no seu contrato de celular” ou “Como conseguir as ofertas mais baratas de celulares”. Eu descobri que apresentar títulos específicos de guest post que são bem pensados e relevantes para o blog de destino e seus leitores, resulta em uma taxa de publicação muito mais alta.
Até a Próxima…
Espero que isso lhe dê uma ideia sobre como essa técnica, relativamente rápida e fácil, pode ser aplicada aos seus esforços de SEO – tenho certeza de que existem mais do que mencionei acima. Na próxima vez, focarei em como usar personas para fazer esses visitantes se converterem em clientes, analisando como você pode integrá-los à sua estratégia de CRO.
Crédito de Imagem:
- Yell Marketing Blog
- Vodafone Developer Blog
Sobre o Autor: Rob Millard é um Consultor de SEO para a Distilled, uma agência de SEO líder com base em Londres, Nova York e Seattle.
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