quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Infográfico: 14 Maneiras de Conseguir Backlinks Sem Precisar Implorar

Infográfico: 14 Maneiras de Conseguir Backlinks Sem Precisar Implorar

Você está produzindo ótimos conteúdos de maneira regular, mas ainda não vê tráfego orgânico?

O problema pode ser que você tem poucos sites externos fazendo link para você, também conhecido como backlink. Embora o SEO tenha evoluído com os anos, os backlinks ainda continuam sendo um dos fatores de ranking mais importantes do SEO.

O que você não deve fazer é se envolver em esquemas de links suspeitos. Isso é conhecido como SEO black hat e é antiético e ineficaz a longo prazo.

A chave para conseguir backlinks de forma sustentável, sem implorar por eles, é produzir continuamente conteúdos de alta qualidade, para os quais as pessoas queiram fazer link e compartilhar.

Então, quando estiver pensando nas suas estratégias de link building, lembre-se dessas 14 e, tente qualquer uma, ou todas. Se esforce em cada uma delas e meça os resultados de forma apropriada.

Clique aqui se preferir pular esta lista e ir diretamente para o infográfico.

1. Pesquisa Original

Realizar pesquisas e questionários não é barato, em tempo ou dinheiro, mas outlets como o Hubspot e o ConversionXL, realizam e publicam resultados de pesquisas rotineiramente, porque isso gera backlinks.

hubspot researched blog post

 O Hubspot frequentemente publica posts como este. Meu amigo, Brian Dean, também publicou posts com base em pesquisas:

brian dean research-based blog post

E recebeu muitos backlinks do post:

backlinks from blog post

Se você prefere não fazer pesquisas ou contratar um pesquisador, pode entrar em contato com outras empresas que realizam pesquisas e as publicam em PDF. Peça os PDFs e veja se pode escrever um post de blog curto que resuma os resultados, ou parte deles, em troca de um link para a landing page deles para o download do relatório completo. Você ainda receberá vários links e tráfego social, mesmo que os dados não sejam seus. Você estará simplesmente relatando-os.

Afinal, é isso que todas as publicações científicas (i.e. ScienceDaily) fazem diariamente. Escrevem relatórios e resumos das pesquisas científicas mais recentes e citam o estudo em seu artigo.

Quando seu artigo estiver pronto, talvez ajude colocar algo assim no título:

  • Nova Pesquisa
  • Novas Descobertas
  • Novos Dados

Dessa forma, as pessoas buscando no Google ou nas redes sociais, verão que o conteúdo tem base científica e vão querer conferir seu artigo.

Finalmente, quando você postar dados originais, contate algumas empresas com as quais você se relaciona e que podem estar interessadas em compartilhar sua pesquisa. Você pode escrever para elas com um pedido simples – aqui está a pesquisa que fizemos, aqui está o artigo da pesquisa, talvez seja útil para você em algum momento.

Pontos bônus se você criar um infográfico com base na sua pesquisa original.

2. Crie Guias Longos

Cada vez mais, os editores estão diminuindo a contagem de palavras e produzindo conteúdos menores. Você pode se destacar e conseguir backlinks ao criar conteúdos 10x maiores e distribuindo-os gratuitamente.

Isso envolve encontrar algo útil que as pessoas queiram ler, examinar a concorrência e criar algo 10x melhor. Você (ou um escritor que você contrate) vai escrever cerca de 15.000 palavras e organizá-las em diferentes capítulos.

Eu criei vários desses guias e publiquei no Quick Sprout.

quick sprout advanced guide to link building

O Ramit Sethi produziu um guia para finanças pessoais, e agora, ele ranqueia em primeiro lugar no Google para guia de finanças pessoais.

remit sethi personal finance mega guide

O Brian Dean escreveu um guia de pesquisa de palavras-chave:

backlinko keyword research guide

Adivinhe onde isso ranqueia no Google? Eu recomendo que você dê uma olhada em alguns desses guias para ter uma ideia do tamanho da dedicação necessária para produzir um guia tão grande.

Esses guias 10x maiores são caros (tempo de escrita e design) e demorados, mas podem render em forma de backlinks para o seu site.

3. Entreviste um Influenciador

O marketing de influenciadores está em alta agora. A maioria das marcas, quer descobrir como conseguir que uma grande celebridade ou atleta apoie seu produto. Ou melhor ainda, se torne um parceiro de negócios.

Mas há outra estratégia que você pode usar se estiver interessado em conseguir backlinks, que envolve entrevistar um influenciador para conseguir o conhecimento que ajudará seu público. Se você não tem conexões, precisará ser bom em contatos por email, além de ser uma pessoa sociável.

Se conseguir uma entrevista, é importante estar preparado com perguntas bem pensadas e respeitar o tempo concedido. A maioria dos influenciadores provavelmente não vai querer conversar por mais de 15 minutos, mas se você for um bom entrevistador e fizer boas perguntas, isso deve ser tempo mais que suficiente para conseguir informações valiosas deles.

Você pode publicar sua entrevista em formato de vídeo ou texto. Se puder, opte por vídeo, contanto que seja de alta-qualidade. Do contrário, use uma transcrição da entrevista.

4. Crie um Infográfico

O Kissmetrics produziu vários infográficos que nos trouxeram toneladas de backlinks. Tínhamos nosso próprio designer para criá-los, mas se você não tem seu próprio designer, pode contratar um pelo Upwork.

A parte mais difícil do processo de produzir um infográfico, é pensar em um tópico que combine e, então, criar a copy e os gráficos para inserir nele. Um ótimo designer vai tirar um grande peso dos seus ombros. Basta pensar em um tópico, produzir o conteúdo e deixar o designer fazer sua mágica.

Não esqueça de adicionar um código de incorporação na parte inferior, para facilitar com que as pessoas possam compartilhar em seus sites. Vários outros sites podem apenas baixar seu infográfico e colocá-lo em uma página. Por isso, é importante inserir seu logotipo nele – para que, mesmo que você não receba os backlinks, ainda tenha sua marca exposta na web.

Se você está procurando ranquear bem para um termo específico, pode adicionar essa palavra-chave no código. Veja o que o Copyblogger fez com este infográfico:

copyblogger clever embed code

5. Crie um Quiz

Assim como os infográficos, os quizzes são populares e recebem muitos compartilhamentos. Se você criar um no seu site, pode adicionar um código de inserção e conseguir backlinks, assim como conseguiria com um infográfico.

Seus quizzes devem ser legais de responder. Não precisam ser um teste de conhecimento. É melhor que você crie algo que incentive as pessoas a olharem para dentro e pensarem em si mesmas. O resultado final será algo compartilhável com os outros.

É isso que o Buzzfeed faz tão bem. Eles criam quizzes como: “Que Tipo de [preencha aqui] Você É?”. As pessoas amam fazer os quizzes e compartilhá-los, porque é sobre elas em particular.

Tente adicionar quizzes à sua estratégia de marketing e veja quais resultados consegue!

6. Contate Sites que Fazem Link Para Sites Extintos

Isso é conhecido como o Método Moving Man, cortesia de Brian Dean. Recomendo que você dê uma olhada no vídeo completo dele para saber mais detalhes. É incrível, e tenho que dar a ele o devido crédito.

O importante a se ter em mente, é contatar apenas sites de alta qualidade. Lembre-se de que sites ruins que fazem link para você são um problema. Você é responsável por quem faz link para você. Portanto, remova os sites ruins que fazem link e isso irá melhorar o seu perfil geral de backlinks.

7. Depoimentos

Oferecer um depoimento gratuito é algo em que todos ganham. A empresa recebe um depoimento e você tem seu nome e o nome da sua empresa na web, junto com um link para o seu site.

Obviamente, quando você contata essas empresa, precisa ser um cliente do produto ou serviço delas. Não entre em contato com empresas que você não usa, para oferecer um depoimento.

Fiz isso em vários sites diferentes e ajudou a aumentar minha exposição.

Aqui estou eu na página inicial do Backlinko:

neil patel on backlinko

E aqui estou eu com o Brian Dean, na página inicial do Ahrefs:

neil patel on ahreds homepage

E também no Viewership.com:

neil patel on viewership homepage

Tenho vários outros pela web, mas quantas visitas você acha que esses três sites recebem? É o tanto de exposição gratuita que eu ganho, por apoiar o produto deles e escrever um depoimento.

8. Guest Blogging

Este é um dos meus métodos favoritos para ganhar links e exposição. O guest blogging pode ser de graça (se você for um bom escritor) ou pago, se preferir contratar um ghostwriter. Se você nunca escreveu para outros blogs antes, recomendo contratar um ghostwriter. Vai custar entre $250-$500 dólares por um artigo de qualidade, com no mínimo, 2.000 palavras.

No artigo, você pode fazer link para o seu próprio conteúdo. Eu fiz isso com meus artigos no Entrepreneur:

neil patel article link in entreprenuer

Não exagere colocando uma dúzia de links para o seu site. Seja razoável (talvez 1-3 para cada 2000 palavras) e certifique-se de que o dono do blog está de acordo. Se não estiver, talvez seja melhor levar seu conteúdo para outro lugar. Acredito que seja um boa troca, considerando que você está oferecendo a eles gratuitamente um ótimo conteúdo em troca de alguns links e exposição.

Certifique-se também, de usar sua assinatura com sabedoria. Seja claro e direto. Diga aos leitores quem você é, o que você faz e que valor traz. Faça link ao seu site. Pontos bônus se conseguir fazer links para outras partes do seu site, como o Bnonn faz no blog do Kissmetrics:

Bnonn link juice in byline

Na assinatura, ele faz propaganda do seu curso gratuito (o que traz leads para ele) e tem um link de volta para o seu site.

A pergunta que mais recebo, em relação ao guest blogging, é como encontrar oportunidades. Não existe uma estratégia única, mas usar o Ubersuggest pode trazer eficiência ao processo.

Ao visitar o Ubersuggest, a primeira coisa que você deve fazer é pesquisar uma palavra-chave principal, que descreva, da melhor maneira, o tipo de conteúdo que você deseja criar.

Por exemplo, marketing de conteúdo seria uma boa.

Depois, clique em “ideias de conteúdo”, na barra lateral esquerda. Ao fazer isso, você verá o seguinte:

Esta é uma lista de centenas de conteúdos de alto desempenho com base na sua palavra-chave. Você pode usar isso de duas maneiras para o guest blogging:

  • Para encontrar sites relacionados para apresentar seu próximo guest post
  • Para entender o tipo de conteúdo na sua área que tem o melhor desempenho

Por exemplo, o primeiro resultado, A Lenda do Marketing, Seth Godin, sobre o Futuro do Conteúdo de Marca, foi publicado no Contently. Além disso, teve um grande sucesso, com mais de 100 backlinks e cerca de 17.000 compartilhamentos sociais.

Use os resultados para criar de três a cinco títulos para apresentar ao Contently. Se funcionar, ótimo, comece a escrever. Mas, se não, você pode simplesmente seguir em frente para encontrar a próxima oportunidade.

9. Encontre Menções Sem Links

Se você é bem conhecido, terá centenas ou até milhares de sites que mencionam sua empresa ou nome, mas que não fazem link para você. Usando este método, você encontra esses sites de alta qualidade que não fazem link.

Por exemplo, se eu escrever sobre o Copyblogger ou mencionar um de seus posts, mas não fizer link para ele, eles podem me contatar de forma solícita e sugerir que eu adicione um link para o site ou post deles. Eu já estou mencionando eles, então, adicionar o link é algo que ajuda os leitores.

Os créditos desta tática são do Brian Dean – ele a chama de reclamação de link.

10. Relações Públicas Para Ranking de Página

Ter bons relacionamentos com jornalistas e veículos de notícias é ótimo para relações públicas e backlinks. Mas, você não deve enviar um cold email para um jornalista e pedir que ele promova sua empresa. Isso não vai funcionar e pode até prejudicar a sua imagem.

Use o Help a Reporter Out, mas não dependa dele. Você precisa fazer um esforço para criar relacionamentos com jornalistas e ajudá-los quando eles precisarem. Todos os bons relacionamentos se baseiam em reciprocidade.

Alguns de vocês, podem ter uma história ou ângulo único que um veículo de comunicação gostaria de cobrir. Foi assim que apareci no CNN:

neil patel on CNN

Eu sabia que eles não iriam querer ouvir sobre a minha empresa, mas sim, sobre eu morar em hotéis. Eu consegui links para o meu negócio com este artigo e isso trouxe muito tráfego de referência.

Então, à medida que você constrói esses relacionamentos, você acabará sendo mencionado em veículos e publicações. Isso pode fazer maravilhas pela sua exposição e pelo seu “link juice”.

11. Use Esforços de Divulgação ao Escrever um Post

Quando você escreve um post, é provável que faça links para outras empresas e artigos. Quando você faz isso, deve se esforçar para contatar as pessoas que administram essas empresas ou escrevem esses artigos, para informar que você os mencionou no seu post. Eles podem compartilhá-lo nas mídias sociais ou mencionar você em um artigo futuro. Lembre-se: confie nas leis da reciprocidade!

Quando você entrar em contato, é importante não pedir um backlink. Isso vai fazer você parecer desesperado, e ninguém quer parecer desesperado. Basta entrar em contato e falar que você gostou tanto do artigo/post ou empresa, que quis compartilhar no seu post de blog. E então, compartilhe o link para o seu post. É só isso.

Finalmente, não escreva um post que tenha centenas de links. Se fizer isso e entrar em contato com cada pessoa para quem fez link, vai prejudicar sua imagem, porque você está distribuindo vários links só para conseguir links de volta. Mantenha um número de links razoável no seu post e conte aos blogueiros e empresas quando escrever sobre eles. Depois, confie nas leis de reciprocidade.

12. Comentários de Qualidade em Blogs de Qualidade

Essa pode ser uma das melhores maneiras de conseguir exposição. Você também vai conseguir backlinks se os comentários não forem nofollow.

A prioridade ao escrever um comentário, é ter certeza de que ele é bem pensado, relevante e que soma à discussão. Escrever, “ótimo post, continue assim” não é nenhum dos três. Quando alguém lê seu comentário, deve estar claro que você realmente leu o post ou artigo e tem algo único para adicionar. Seus comentários devem ser como os posts que você escreve – de alta qualidade, bem pensados e úteis.

O plugin de comentários do WordPress, Commentluv, usa URLs de comentários dofollow por padrão. Eu recomendo pesquisar por esses blogs, inscrever-se neles, lê-los quando publicarem e fazer comentários logo após a publicação.

quality comment on both sides of the table

Você também pode fazer link para o seu blog nos comentários:

link to blog in blog comment

13. Solicite que Sua Empresa ou Artigo Seja Adicionado a Uma Página de Recurso ou Lista

É importante fazer isso apenas se você realmente achar que aquilo para o que você quer fazer link irá melhorar o artigo. Eu recebo vários pedidos de links de blogueiros. Eu ignoro todos eles, porque nenhum faz sentido para o meu blog. Eu percebo que eles não querem tornar nenhum dos meus artigos melhores, querem apenas um backlink.

Confira o script do Brian Dean para você, em seu mega guia.

14. Crie Uma Lista Própria

Ame-os ou odeie-os, os posts com base em listas recebem muito tráfego.

Infelizmente, eu acho que muitos profissionais de marketing e criadores de conteúdo veem eles como um atalho. Eles sofreram uma lavagem cerebral vendo as listas que estão em forma de apresentação de slides, achando que se eles apenas pensarem em algumas coisas para colocar em sua lista, e adicionarem uma ou duas frases a cada uma delas, o trabalho estaria feito. Você não deve pensar dessa maneira.

Outros profissionais de marketing exageram e criam suas listas tão longas (i.e. mais de 150 itens) que ninguém irá ler tudo. Não há necessariamente nada de errado com isso, se você conseguir que cada item seja útil. Não adicione à sua lista coisas que não fazem sentido, só para que você possa ter um número maior.

Lembrete que vale para tudo: qualidade em vez de quantidade! (Idealmente, você tem qualidade e quantidade). É melhor manter a sua lista na quantidade certa e, fazer mais posts de qualidade com base em listas, do que colocar toda a sua energia em um post só.

O Infográfico

14 ways to get backlinks without begging infographic

Conclusão

Receber backlinks não envolve ter que implorar. Envolve trabalho duro. É preciso criatividade e muita habilidade com pessoas.

Seus melhores concorrentes, aqueles que estão sempre no topo do Google, não são empresas e blogueiros que fazem cold email pedindo backlinks. Eles trabalham arduamente para produzir ótimos conteúdos que as pessoas querem compartilhar e fazer link.

Todo o trabalho vale a pena. Trabalho com marketing de conteúdo há anos e ainda acho que os backlinks são cruciais para ranquear mais alto no Google.

Espero que você examine essas 14 táticas, encontre algumas que funcionem para você, faça um esforço significativo em cada uma delas e avalie os resultados. Depois, conte-me como funcionou para você.

Quais métodos você achou úteis e eficazes para conseguir backlinks sem precisar implorar?

The post Infográfico: 14 Maneiras de Conseguir Backlinks Sem Precisar Implorar appeared first on Neil Patel.


Infográfico: 14 Maneiras de Conseguir Backlinks Sem Precisar Implorar publicado primeiro em https://neilpatel.com/br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário