segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Um Guia de 5 Passos Para Competir com a Amazon

Você acha que não pode competir com a Amazon?

Repense essa ideia.

Competir com a Amazon é possível. Não estou dizendo que você vai conseguir derrubar o gigante do e-commerce do seu trono, mas certamente, você pode ranquear para palavras-chave, vender coisas incríveis e não ser completamente destruído.

Quero te dizer como fazer isso em cinco passos fáceis.

Primeiro, vamos falar sobre o que você não pode fazer. Admitir seus defeitos, é o primeiro passo para maximizar suas forças.

  1. Você não pode ter o mesmo tamanho de inventário. A Amazon possui praticamente todos os produtos de consumo do mundo, então, boa sorte se quiser competir com isso. Você vai precisar de um lugar bem grande para conseguir armazenar as coisas.
  2. Você não pode ter Jeff Bezos. A não ser que você tenha uma oferta muito boa para ele.
  3. Você não pode ter o domínio amazon.com. Já que ele está sendo usado e não está à venda. Eu verifiquei pra você:
1 amazon dot com not available

Isso é o que você não pode fazer. Veja, a lista só tem três itens. Isso deixa uma tonelada de opções para o que você pode fazer. Eu vou fornecer um guia de 5 passos para combater o gigante.

1. Limite seu nicho.

A fraqueza da Amazon está em sua grandeza. Eles vendem de tudo. A Amazon não pode ser boa em tudo.

E você? Você provavelmente não vende de tudo. Você só vende algumas coisas (ao menos é o que deveria fazer).

Você terá muito mais dificuldade tentando ranquear para várias palavras-chave diferentes, mesmo que todas elas estejam no mesmo nicho. O que quer que você venda, a Amazon provavelmente tem mais algumas variações, tamanhos, cores e recursos.

É muito importante limitar seu nicho de e-commerce e dominá-lo.

Como dominá-lo? Através do marketing de conteúdo, é claro.

A amazon.com não faz marketing de conteúdo. Eles compram PPC (pago-por-clique), fazem otimização de conversões, fazem SEO, lançam produtos, reivindicam mais verticais e fazem muitas outras coisas.

Mas eles não fazem marketing de conteúdo muito bem, e também, não fazem marketing de email tão bem assim!

Isso te dá uma grande oportunidade de entrar no seu nicho, impressionar com o marketing de conteúdo e começar a ranquear para todos os tipos de palavras-chave incríveis.

A melhor forma de encontrar essas palavras-chave é com o Ubersuggest.

Talvez você venda capas de telefone à prova d’água. Insira essa palavra-chave no Ubersuggest e clique em “Pesquisar”.

Agora, como você quer limitar seu nicho, clique em “Ideias de Palavras-chave”, na barra lateral esquerda.

Isso te deixa com quase 300 palavras-chave relacionadas à sua frase principal. Pesquise na lista por palavras-chave com alto volume e baixa SD (não maior que 50). Por exemplo, capa de iPhone 8 à prova d’água é uma boa escolha. É uma palavra-chave de cauda longa com 3 600 pesquisas mensais e uma SD de 37.

Você limitou seu nicho com sucesso, facilitando assim, concorrer diretamente com a Amazon.

2. Faça algo radical com as entregas.

Uma área que a Amazon dominou completamente é a de entregas. Na verdade, é um dos maiores sucessos da empresa.

Os membros do serviço Prime da Amazon, podem conseguir frete de dois dias gratuitamente e frete para o dia seguinte por apenas alguns dólares em cada pedido. Eles fazem envio no mesmo dia? Sim, eles também oferecem isso.

2 get started amazon

Você consegue competir com isso?

Sim. Uma empresa não vence apenas oferecendo alguma coisa. Ela vence ao dar sem ninguém pedir.

Veja a Zappos, por exemplo. Eles não deram muita ênfase à sua política de remessa incrível, mas quando aconteceu, os clientes ficaram chocados, além de viciados. A Zappos acertou ao entregar pacotes aos clientes antes que eles os esperassem, e entregando com sucesso, bem, o resultado é a felicidade, como o CEO Tony Hsieh explicou em seu livro.

Você não precisa oferecer frete grátis ou outro serviço extraordinário para o mesmo dia, mas você pode criar um serviço de entrega que exceda as expectativas e ofereça satisfação.

3. Crie um serviço de assinatura.

Outra forma pela qual a Amazon aumenta a receita é criando serviços de assinatura:

  • Inscreva-se e economize (remessas recorrentes);
  • Amazon Prime (taxas anuais);
  • Serviço de Armazenamento Simples da Amazon (S3).

Por serem tão bons nesse negócio de pagamento recorrente, a Amazon lançou um novo serviço chamado Amazon Pay, para que possam ajudar outras empresas a continuar cobrando dos clientes de forma recorrente. Você pode começar a ver mais na web esse botão amarelo icônico:

3 pay with amazon

O serviço de assinatura é uma das maneiras mais inteligentes de vender um produto. Você não consegue apenas uma experiência transacional única com seu cliente. Em vez disso, você consegue um relacionamento e receita todos os meses do ano.

Você não precisa ser um fornecedor de software para fazer o modelo de assinatura funcionar. Qualquer forma de entregas recorrentes, garante pagamentos recorrentes.

4. Ofereça a melhor experiência de atendimento ao cliente do planeta.

Sem querer ofender a Amazon, mas eles não podem fazer atendimento ao cliente como você pode. Eles são grandes demais.

Esta é uma área que eles não podem vencer. Mas você pode.

Um dos melhores jeitos de competir com a Amazon, é oferecendo algo que eles não podem oferecer. Eles não podem fornecer um serviço personalizado às pessoas como você.

A sua marca pode alcançar a disseminação viral através de defensores apaixonados pela marca. A Amazon não tem essa capacidade. Você nunca ouvirá esta conversa:

“Ei, eu encontrei esse ótimo site para comprar coisas.”

“É? Qual o nome?”

“Ele se chama Amazon.com.”

“Maneiro. Vou dar uma olhada. Eles foram legais?”

“Hum, acho que sim… Na verdade, não sei.”

Mas e o seu negócio?

“Ei, encontrei esse ótimo site para comprar pre-jiggered widget caps.”

“Sério? Qual o nome?”

“PreJigJig.com. É incrível. Eu falei com eles pelo telefone — sem demora. Eles responderam todas as minhas perguntas e até me mandaram uma pizza!”

“Pizza, em?”

“Sim. São demais.”

Atendimento ao cliente é a ideia de que você tem interações e relacionamentos pessoais com seus clientes.

Não o complique. Basta oferecer cuidados personalizados e ser legal.

Você pode resolver os problemas deles, como neste diagrama do rdioutsourcing.com.

4 customer support decision tree

Existe um consenso sobre o fato de que a retenção de clientes através de atendimento e relacionamento com clientes, tem um ROI e custo-benefício melhores do que outros métodos de marketing. Confira a primeira barra neste gráfico de pesquisa da Econsultancy:

5 econ graph

O superoffice.com investigou as razões pelas quais os clientes desistem de uma empresa e se decidem por essas razões. Se o seu cliente sabe que você se importa, então você pode segurar 68% deles.

6 why do customers leave a company

Este é o passo mais importante de todo o processo. Oferecer overdelivering ao seu cliente pode remodelar sua identidade como marca e convencer seus clientes a ficarem com você, em vez de irem para o lado negro da Amazon.

5. Crie uma base de fãs fanáticos.

Meu ponto final está ligado ao item acima.

A experiência calorosa de um ótimo atendimento ao cliente leva à construção de uma base de fãs fanáticos.

Construir uma base de fãs fanáticos, alucinados, aos berros, pulando, não é fácil, mas é possível. A estratégia é permanecer pequena, pelo menos no que diz respeito à interação com o cliente. Tudo o que você faz como marca — do alcance das mídias sociais aos esforços de marketing de conteúdo — deve ter essa sensação pessoal e íntima. É sobre coesão, conexão e um serviço incrível.

Deixe-me dar um exemplo. Você pode comprar uma câmera GoPro na Amazon, sem problemas.

7 Go Pro Amazon Listing

Mas você pode se conectar com a GoPro como uma marca? Você tem a mesma sensação, sentimento, conexão e emoção? Absolutamente não.

8 Go Pro home page

É por isso que os verdadeiros fãs da GoPro vão continuar indo ao site da GoPro para comprar seus itens. Eles amam essa marca.

A GoPro definiu seu nicho (esse é o primeiro passo) e aprimorou o atendimento ao cliente. Agora, eles têm uma base de fãs inigualável. Por que a GoPro tem 15.7 milhões de seguidores no Instagram e a Amazon tem apenas 1.8 milhões?

Conclusão

Competir com a Amazon é uma coisa com a qual a maioria dos varejistas de e-commerce brincam: “Competir com a Amazon? Sim, hahaha!”

Eu também acho engraçado, mas por razões diferentes. Eu acho engraçado porque você pode ganhar da Amazon superando-os em seu próprio jogo. Você pode ter sucesso, não apenas com base no seu produto, mas na maneira como você o vende.

Muito disso envolve oferecer um atendimento incrível.

Conte-me como você compete com a Amazon.

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