Se você procura dicas de marketing digital para iniciantes, posso dizer que já está seguindo a primeira delas.
Afinal, buscar conhecimento e se manter atualizado representa um caminho obrigatório para construir uma marca forte na internet.
Mas esse é só o começo da história.
E para você não perder nenhum detalhe, recomendo que acompanhe a leitura deste guia até o final.
Preparei uma série de dicas, além de abordar os conceitos básicos dessa estratégia que deve fazer parte do seu dia a dia.
É tudo que você precisa para se sentir confiante e colocar suas ideias para funcionar.
Siga em frente e boa leitura!
O que é marketing digital?
Marketing digital é o processo estratégico de atrair e reter clientes para marcas e empresas por meio de ferramentas e mecanismos da internet.
Antes mesmo de entrar em detalhes sobre o ambiente virtual, é importante fixar o conceito de marketing, certo?
A palavra de origem inglesa que ainda gera muitas dúvidas é atribuída ao trabalho de compreensão dos mercados.
Ou seja, o profissional de marketing é capaz de analisar clientes, concorrência, fornecedores, a própria empresa e outras forças que atuam em determinado segmento.
Com a análise, ele elabora estratégias para atender de forma adequada ao público do negócio, gerando bons resultados em vendas em curto, médio e longo prazo.
Dessa forma, o marketing digital é a extensão desse processo, entende? E, como vimos, o trabalho é realizado pela internet.
Diferentemente do marketing tradicional – ou offline -, o virtual tem grande capacidade de monitorar e medir os resultados e, assim, permite um aprofundamento nunca antes visto na área.
Por que o marketing digital é importante?
Eu poderia trazer uma infinidade de números para falar sobre a importância do marketing digital.
Mas prefiro me concentrar no mercado brasileiro, para que fique bem claro por que você deve investir nessa estratégia.
Os dados a seguir são fruto de uma pesquisa do IBGE divulgado na Agência Brasil:
- 3 em cada 4 brasileiros acessam a internet, representando um gigantesco mercado de 134 milhões de usuários
- 90% deles relataram acessar a internet todos os dias
- 92% utilizam serviços de mensagens, como WhatsApp, Skype e Facebook
- 39% relataram que realizam compras por comércio eletrônico.
Isto é, o brasileiro já incorporou o uso da internet ao seu dia a dia.
Entre outras tantas funções, a compra virtual vem se tornando um hábito dos consumidores.
Assim, o marketing digital surge com a importante tarefa de compreender esse mercado em plena expansão e fazer com que os negócios tenham bons resultados.
Além disso, é claro, trazer ótimas ofertas para os clientes, atendendo às suas necessidades e desejos.
A verdade é que, seja qual for o seu objetivo, ele se favorece do marketing.
Pode ser posicionar a marca, aumentar seu alcance, gerar vendas ou qualquer outro.
Vantagens do marketing digital
Ao entender por que você deve ter uma estratégia de marketing digital, os benefícios dela saltam aos olhos.
Mas para que nada escape do radar, aqui estão as principais vantagens dele:
Mensurável
Uma loja resolve fazer uma ação promocional distribuindo panfletos na rua.
Quantas pessoas receberam? Quais viram o que estava no papel? Quantas foram ao estabelecimento? Quantas efetivaram a compra?
Parece impossível descobrir todos esses números, certo?
É muito diferente do marketing digital, no qual você consegue rastrear as informações com precisão, o que torna as suas ações muito mais efetivas.
Entre outros dados, você conta com ferramentas que revelam o número de visitantes em seu site, quais as páginas mais visitadas, quais termos usaram para chegar até elas e muito mais.
Baixo investimento inicial
Anúncios no Google ou em redes sociais podem custar centavos à empresa a cada impressão, clique ou visualização.
Se comparado com outros veículos de divulgação, o marketing digital tem um investimento inicial bem menor.
O mesmo vale para a produção de conteúdo.
Você pode colocar sua empresa no topo do Google sem gastar nada com isso.
Leia meu artigo sobre SEO (Search Engine Optimization) e entenda melhor.
Alcança o público certo
Voltando ao exemplo da panfletagem, será que a loja consegue ser precisa na distribuição do material?
Será que as pessoas que estão recebendo o panfleto são realmente o público-alvo da marca?
No meio offline, não tem como saber.
Já com o marketing digital, você consegue filtrar a distribuição de suas campanhas com maior precisão e, assim, alcançar o público certo para sua empresa.
Velocidade nos resultados
Com vários mecanismos de mensuração, baixo investimento inicial e filtragem de público, os resultados do marketing digital vão aparecer de forma muito mais rápida.
Afinal, você terá dados para avaliar adequadamente o mercado e entregar os produtos e ou serviços que seus consumidores esperam.
Além disso, o marketing digital facilita – e muito – ações rápidas para alcançar os clientes com maior efetividade.
Tipos de marketing digital
Interessante observar que não existe um só marketing digital.
Como há várias possibilidades para você explorar na internet, cada um dos canais também demanda ações específicas de marketing.
Quer ver só?
Abaixo, eu comento os principais.
Search (Busca)
Quando você pesquisa por um produto no Google, aparece uma lista de sites e links, não é?
Ou, ainda, se está com alguma dúvida e lança a pergunta ao buscador, surgem diferentes explicações.
Mas você sabe como essas respostas chegam até àquela página? Imagina como são eleitas as principais para listarem no topo do buscador?
Esse é um trabalho conhecido como SEO (Search Engine Optimization), que citei antes uma área do marketing digital.
A otimização para sites trabalha elementos de dentro e de fora das páginas para que eles apareçam com mais frequência nessas respostas e, assim, sejam mais acessados.
Não só funciona como gera tráfego orgânico e pode resultar em conversões.
Para saber mais sobre o SEO, veja o vídeo abaixo:
Social
Esse é um dos campos mais conhecidos do marketing digital.
Sua principal função é atrair a atenção e gerar o engajamento dos usuários de redes sociais para, então, direcioná-los para a marca ou empresa em questão.
Assim como no SEO, esse é um segmento que tem diversas possibilidades, plataformas e ferramentas – e você pode usar tudo isso de forma conjunta para o alcance dos resultados.
Para fazer funcionar, é importante definir suas personas e, a partir delas, identificar quais redes sociais mais utilizam, que conteúdos consomem nelas e até qual a linguagem utilizada.
Pago
Apesar de o marketing digital ser uma área com baixo investimento, os resultados podem ser potencializados com o impulsionamento pago.
Em outras palavras, ao pagar por anúncios em buscadores, sites, blogs e redes sociais, é possível ampliar as chances de visualização, interação e conversão do trabalho.
Não feche os olhos para essa possibilidade.
Orgânico
Os resultados orgânicos com marketing digital são os mais desejados por boa parte de quem trabalha ou investe na área.
Eles são alcançados sem o uso de impulsionamento pago, ou seja, surgem organicamente da interação gratuita dos usuários.
A estratégia de SEO é o melhor exemplo disso.
Dá trabalho, exige muito empenho e análise, leva tempo, mas o resultado é recompensador e tende a ser duradouro.
Onde aprender marketing digital?
Agora que você já conhece os princípios do marketing digital, quero falar sobre aprendizado.
Se você quer ampliar conhecimentos e investir na própria atualização, vale a pena considerar uma boa capacitação na área.
A melhor notícia é que não é difícil encontrar cursos interessantes, voltados ou não a iniciantes no marketing digital.
Abaixo, falo mais sobre eles.
HubSpot Academy
A HubSpot Academy é um dos maiores portais de cursos de marketing digital.
Em inglês, a plataforma oferece dezenas de certificações gratuitas na área, como social media, marketing de conteúdo e anúncios.
Rock University
A Rock Content é uma empresa brasileira que presta serviços no campo de marketing de Conteúdo.
Além disso, ela disponibiliza cursos gratuitos em segmentos como produção e revisão para web.
RD University
A Resultados Digitais atua na área de marketing digital e, além da plataforma de gerenciamento e automação, ela oferece diversos cursos.
Entre eles, estão Introdução ao Inbound marketing, Fundamentos de Inside Sales para Vendedores e Customer Success.
Gestor de Marketing
O Gestor de Marketing tem um foco bem específico dentro do marketing digital: as vendas.
Por isso, o site apresenta mais de 20 cursos direcionados para quem quer se tornar um especialista em marketing digital e vendas online.
Escola do Marketing Digital
O curso de Marketing e Vendas Online, ministrado pela Escola do Marketing Digital, promete desde aulas para iniciantes até módulos avançados.
Além disso, a plataforma oferece uma comunidade de alunos para a troca de experiências e fortalecimento do networking.
Academia do Marketing
A Academia do Marketing é pioneira em cursos da área digital.
A empresa tem cursos presenciais e online em setores específicos do universo virtual como marketing político, Facebook Ads, marketing de afiliados e outros.
Estratégias de marketing digital para iniciantes
Marketing é pura estratégia.
A empresa ou profissional precisa conhecer bem o mercado e atuar de maneira a se destacar nele.
Mas como fazer isso?
Para não deixar você sem resposta, sugiro abaixo um caminho para que possa desenvolver o marketing digital estrategicamente.
Confira!
Foque no público-alvo
As pessoas são a razão de existir do negócio.
Sem elas, não há compra e, é claro, não há vendas.
Portanto, você deve definir o público-alvo com clareza e focar todas as ações nele.
Defina objetivos
Agora que você sabe quem tem potencial de compra, qual seu perfil e necessidades, defina um objetivo.
Ele precisa ser claro, específico e alcançável – como o aumento de engajamento em 15%, no período de 2 meses em determinada rede social.
Para ser assertivo ao definir objetivos, leia meu artigo sobre Metas SMART.
Desenvolva a história da sua marca
A marca está lidando com pessoas, lembra?
Então, nada mais envolvente do que contar a elas a história do negócio.
O processo de storytelling aproxima e engaja o público.
Por isso, vale a pena conhecer e aplicar a técnica.
Crie e divulgue conteúdo
Só depois de todo esse trabalho é que a criação do conteúdo começa.
Sem identificar o público e objetivo, além de ter algo substancial para contar, o marketing digital é só um “panfleto” online.
Portanto, desenvolva a estratégia e só então crie e divulgue as peças da marca.
Dê uma olhada no meu vídeo que traz dicas para isso:
Monitore as métricas (KPIs)
Por fim, acompanhe os KPIs (Key Performance Indicator).
Eles são os indicadores-chave que registram o desempenho das campanhas digitais.
Números de conversão, taxa de engajamento e abandono de carrinho são alguns dados que indicam o andamento do marketing digital.
Então, determine as métricas mais importantes para o seu negócio e invista no monitoramento.
Características de um bom profissional de marketing digital
Você viu sobre o conceito e os tipos de marketing digital, onde iniciantes podem estudar e como aplicar as técnicas estrategicamente.
Agora, trago algumas informações que muitos estudantes e profissionais desconhecem a respeito da carreira na área.
Quer trabalhar com marketing digital?
Então, veja quais são as características mais requisitadas e o perfil desejado.
Multitarefas
O universo virtual é extremamente dinâmico.
Por isso, pode ser necessário que um profissional realize diferentes atividades ao mesmo tempo, com presteza, qualidade e rapidez.
Anote, então, a primeira característica: ser multitarefas é uma atribuição importante no marketing digital.
Resolvedor de problemas
Ser proativo e disposto a encarar desafios também faz parte da rotina de quem trabalha na área.
Dessa forma, estar disposto a entender as questões de maneira enérgica e resolver problemas é uma das rotinas de quem atua no campo.
Analítico
Como a gente viu até aqui, o marketing digital é altamente mensurável.
Ou seja, você consegue medir praticamente todas as ações e os seus efeitos.
Nesse sentido, é necessário ter um olhar analítico sobre dados e KPIs para desenvolver novas estratégias.
Curioso e veloz
A internet é praticamente um mundo paralelo, cheia de informações e com atualizações em velocidades impressionantes.
O que funciona hoje pode já estar defasado amanhã e, por questão de horas ou minutos, um longo trabalho pode ser perdido.
Então, ser curioso e rápido na tomada de decisão é crucial para o trabalho com marketing digital.
Heavy user
Por fim, ser um heavy user é um diferencial para quem deseja trabalhar com marketing digital.
Em outras palavras, se você utiliza a internet e suas ferramentas com frequência e sabe usá-las com propriedade e segurança, terá maior facilidade para atuar com o segmento.
Quanto ganha um profissional de marketing digital?
Existem várias profissões e diversos níveis dentro do marketing digital.
Assim, um estagiário e um profissional sênior em campos diferentes não terão remunerações iguais, certo?
Mas para que você tenha uma noção de quanto ganha um profissional de marketing digital, selecionei dados atualizados do site Vagas.com sobre os principais cargos e níveis da área.
Confira a lista:
- Estagiário de marketing digital: a partir de R$ 1.241,00
- Analista de marketing digital: entre R$ 2.100,00 e R$ 4.108,00
- Designer e social media: entre R$ 1.115,00 e R$ 2.034,00
- Analista de SEO: entre R$ 2.068,00 e R$ 3.659,00
- Especialista de marketing e conteúdo: entre R$ 2.119,00 e R$ 3.698,00
- Analista de customer success: entre R$ 2.506,00 e R$ 3.752,00
- Consultor de marketing digital: entre R$ 2.602,00 e R$ 7.948,00
- Coordenador de marketing digital: entre R$ 3.331,00 e R$ 7.959,00.
Conclusão
O marketing digital para iniciantes não precisa ser um bicho de sete cabeças.
Com os conceitos certos, você pode avançar em seus conhecimentos e, então, trabalhar na área – que, aliás, é bem diversificada e promissora.
Se você tem interesse em saber mais sobre marketing digital, pode contar com conteúdos ricos e exclusivos aqui, no blog.
Veja mais estes artigos que separei para você seguir evoluindo:
- 21 Dicas de Marketing Digital Para Dominar o Seu Mercado
- 23 Plataformas de Marketing Digital Para Você e Sua Empresa
- As 32 Principais Ferramentas de Marketing Digital do Mercado Em 2020.
Agora, não deixe de me contar mais sobre seus medos, expectativas e estratégias.
Como espera tirar proveito do marketing digital?
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