Eu sempre gostei da ideia de ser um espião, o pacote completo com as engenhocas, carros velozes e uma parceira ou parceiro atraente. Seria uma ótima maneira de conseguir informações secretas.
Bom, pode ser tarde demais para eu entrar no Serviço Secreto, mas posso me permitir a fazer um pouco de coleta secreta de informações – e você também pode – dando uma espiada nos concorrentes.
Não estamos falando de espionagem industrial, mas há várias boas razões para ver o que os concorrentes estão fazendo. Você pode:
- Se inspirar em novas maneiras de se conectar com os clientes e, assim, melhorar a retenção de clientes.
- Descobrir se os concorrentes estão fazendo algo melhor do que você e como você pode igualá-los.
- Dar uma olhada por trás da estratégia de otimização de pesquisa e marketing deles e ver o que você pode “roubar” legalmente.
- Melhorar seus próprios planos para vencer a concorrência com base em dados, em vez de suposições.
Há dezenas de ferramentas de marketing que você provavelmente já usa para monitorar seu próprio desempenho. Elas também podem ser usadas para obter inteligência competitiva. Digamos que você já saiba quem é a concorrência. Então, você só precisa monitorar essas diferentes áreas.
Ferramentas de Monitoramento de Anúncios
Você quer saber onde seus concorrentes estão anunciando para fazer o mesmo? Gostaria de saber quais palavras-chave eles estão segmentando? Se você quer solucionar os problemas do seu PPC e exibir anúncios, este conjunto de ferramentas irá te ajudar:
1. Adbeat é uma ferramenta corporativa que permite que você veja todos os anúncios que certos anunciantes estão usando. Você pode fazer testes A/B com o copy deles, para te ajudar com a sua estratégia e encontrar concorrentes que você nem conhecia. O pacote introdutório começa em $99 dólares por mês, embora ele monitore apenas os anúncios do Google. Contudo, é possível fazer um teste gratuito de 30 dias.
2. AdGooroo é uma ferramenta multifuncional que inclui um recurso de Display Insight. O serviço básico permite monitorar anúncios de até dez concorrentes, que são classificados por visualizações de página. O Industry Insight permite que você também descubra os posicionamentos de anúncios. O preço não é informado.
3. O AdGooroo também tem uma ferramenta SEM Insight, que incorpora pesquisa de palavras-chave, inteligência competitiva, ferramentas de PPC e SEO, além de dados de tráfego. O preço também não é informado.
4. A MixRank permite que você veja o mix de anúncios que as empresas estão usando. Você pode ver uma imagem desses dados (sem fazer cadastro) que abrange anúncios gráficos e em texto, anunciantes e informações demográficas, embora você tenha que criar uma conta para ver o relatório completo.
5. A Moat oferece uma ferramenta gratuita de pesquisa de anúncios, que permite que você digite os nomes de marcas dos seus concorrentes e veja quais anúncios eles exibiram recentemente. Você pode ver o tamanho e alguns dos lugares em que os anúncios foram vistos recentemente, o que te dá um bom guia de onde colocar sua própria publicidade.
6. A SocialAdNinja tem um banco de dados de 400.000 anúncios PPC sociais. É uma ótima ferramenta para monitorar a publicidade global no Facebook. Ela inclui recursos de pesquisa refinados, para que você possa identificar anúncios segmentando seus dados demográficos principais e descobrir para quais links eles apontam. Há um único nível de associação, por $147 dólares por mês. (Nota: esta ferramenta não está mais disponível)
7. O WhatRunsWhere ajuda você a monitorar os concorrentes para descobrir suas estratégias de publicidade e onde eles estão colocando anúncios. Como bônus, ele pode ajudar na pesquisa de publicidade e testes A/B, encontrando novas fontes de tráfego e compra de anúncios.
Ferramentas de Monitoramento de Palavras-chave
Relacionadas às ferramentas de monitoramento de anúncios, estão aquelas que te ajudam a verificar as palavras-chave que seus concorrentes estão segmentando nas campanhas de marketing de pesquisa. Faça isso e poderá melhorar seu próprio ROI, descobrindo o que está funcionando para eles. Veja uma seleção:
8. O iSpionage analisa como seus concorrentes estão anunciando com as ferramentas de marketing de pesquisa do Google, Microsoft e Yahoo. Você pode ver anúncios e acompanhar gastos. Ele também inclui pesquisa competitiva de SEO e uma ferramenta de monitoramento social para o Twitter e Facebook.
9. O KeywordSpy ajuda na descoberta de palavras-chave competitivas. Você pode descobrir quanto seus concorrentes estão gastando no Google AdWords e quais as combinações de palavras-chave e copy de anúncios que estão funcionando para eles.
10. O KeywordCompetitor ajuda a espionar palavras-chave orgânicas e pagas, anúncios e landing pages dos seus concorrentes, com atualizações diárias nos rankings. O site também tem ferramentas para monitorar concorrentes e trabalhar com marketing de afiliados.
11. A SEMrush permite monitorar as posições orgânicas das palavras-chave dos concorrentes, encontrar palavras-chave de cauda longa relevantes, ver os anúncios PPC dos concorrentes, além de incluir ferramentas de SEO. Há muitos dados disponíveis na barra de pesquisa gratuita na página inicial, embora você tenha que fazer um upgrade ($69.95 dólares por mês) para ver mais consultas e resultados.
12. A SpyFu permite que você veja até seis anos de dados sobre as palavras-chave, ranking e anúncios dos seus concorrentes, ajudando com publicidade em SEO e PPC. Há uma ferramenta gratuita limitada, embora você tenha que se cadastrar para ter acesso à inteligência competitiva avançada.
13. O The Search Monitor analisa as pesquisas pagas e orgânicas e até a sua situação em relação à concorrência nos mecanismos de comparação de compras. Esta ferramenta multifuncional também monitora afiliados e marcas registradas, além de quem está discutindo a sua marca. Os planos começam em $599 por mês.
Ferramentas de Popularidade de Link e Backlink
Todas as ferramentas que você usa para verificar quem faz link para o seu site, podem ser usadas para pesquisar os backlinks dos seus concorrentes. Você só precisa inserir a URL deles. Existem dezenas de verificadores de backlinks por aí, mas aqui estão três que são excelentes:
14. O Ubersuggest fornece muitas informações sobre links externos, texto âncora, URLs que fazem link e muito mais. Você pode ver o conteúdo exato para o qual as pessoas estão fazendo link na sua área, o que te permite criar 10 vezes mais conteúdo com o objetivo de alcançar o topo dos mecanismos de pesquisa. Use uma conta gratuita para experimentar e depois escolha um dos três níveis pagos do Ubersuggest quando se sentir mais confortável. Os preços começam a partir de $29 dólares, o que é uma pechincha.
15. O Majestic Site Explorer fornece um perfil de link detalhado para qualquer site. Além de trabalhar com dados atuais, você também pode verificar o índice histórico para ver os resultados ao longo do tempo. Existe uma versão gratuita limitada.
16. O Open Site Explorer se descreve como um mecanismo de pesquisa de links. Ele fornece informações sobre autoridade de página e domínio, domínios que fazem link, texto âncora usado e muito mais; você também pode comparar perfis de links de até cinco sites. É gratuito, apesar do cadastro no Moz Analytics dar acesso a (muito) mais dados.
Ferramentas de Ranking na Web
Como as pessoas estão interagindo com os sites da concorrência? O próximo conjunto de ferramentas oferece análise competitiva do site sobre dados do consumidor, para ajudar as empresas a melhorar sua segmentação em diferentes áreas.
Uma pesquisa gratuita fornece dados sobre visitantes únicos, ranking e ranking competitivo, mas você precisará se cadastrar para usar ferramentas mais detalhadas.
17. A Alexa acompanha o tráfego global da web há algumas décadas e o usa para fornecer um ranking global e por país. As fontes de tráfego e outros dados podem ajudar a comparar seu site com os de seus concorrentes.
18. O Compete se descreve como uma ferramenta de “inteligência digital” que usa o comportamento do consumidor online.
19. A SimilarWeb é uma ferramenta competitiva de monitoramento de análises, que fornece dados sobre fontes de tráfego, principais conteúdos, menções sociais e muito mais. Há muitos dados disponíveis gratuitamente, incluindo sites de referência, tráfego de pesquisa, tópicos principais e muito mais. Os pacotes profissionais custam a partir de $99 por mês.
Monitoramento e Menções
Frequentemente recomendadas para monitorar menções de sua própria marca, ferramentas de monitoramento de mídia social também são boas para ver o que as pessoas estão falando sobre seus concorrentes.
20. O Google Alerts poupa o trabalho de visitar o site para fazer a mesma pesquisa várias vezes. Configure um alerta e receba as últimas notícias sobre seus concorrentes direto na sua caixa de entrada. Ele monitora notícias, blogs, vídeos, discussões e livros, e é gratuito.
21. O Mention combina monitoramento de mídia e social. Ele rastreia o conteúdo publicado em páginas da web, sites de notícias, blogs e fóruns em 42 idiomas. Ele oferece alertas sociais em tempo real e tem um ótimo aplicativo mobile. Existe um plano gratuito, com o upgrade começando a partir de $6,99 dólares por mês.
22. O Social Mention fornece pesquisa em tempo real de menções de marcas em blogs, microblogs, imagens, vídeos, perguntas e sites de bookmarking. Essa ferramenta gratuita de pesquisa na web, também fornece uma ampla análise geral de sentimentos.
23. O Talkwalker oferece um serviço parecido com o Google Alerts, oferecendo a opção de monitorar notícias, blogs, discussões, e muito mais. Você também pode monitorar conteúdos em idiomas diferentes. Tudo isso de forma gratuita.
24. O Keyhole permite pesquisar contas sociais, hashtags, palavras-chave, menções e URLs pela Web. Você receberá análises e informações demográficas. (O produto anterior foi o Topsy, encerrado em 2015. Achamos que o Keyhole é o melhor substituto).
25. Você também pode usar a ferramenta de pesquisa própria do Twitter e salvar suas pesquisas.
Ferramentas de Engajamento Social e Sentimento Social
Este próximo conjunto de ferramentas, irá te ajudar a ver como seus concorrentes estão criando engajamento e como seus principais públicos se sentem sobre eles.
26. Commun.it é mais conhecida como uma ferramenta gratuita para construir engajamento na sua própria conta no Twitter. Por que não conectar o URL do seu principal concorrente para ver o desempenho dessa empresa online?
27. A Fanpage Karma permite que você insira o URL de qualquer fan page do Facebook e avalie o número de fãs, crescimento e uma variedade de outras métricas de desempenho. Há uma avaliação gratuita de 14 dias de recursos adicionais, e o pacote premium, também inclui monitoramento do Twitter.
28. Faça o login com sua conta do Twitter e você pode analisar os seguidores de qualquer perfil gratuitamente com a Followerwonk. Há muito detalhes disponíveis sobre a autoridade dos seguidores, tweets recentes, biografias e locais recentes, permitindo que você crie uma imagem abrangente da presença do seu concorrente no Twitter.
29. A Open Social Buzz oferece pesquisa em tempo real do Twitter, Google+, Facebook e LinkedIn. Insira o nome do seu concorrente e veja quanto destaque social ele tem.
Uma Mistura
Existem algumas ferramentas que não se encaixam em nenhuma das categorias acima, que podem fornecer informações adicionais sobre o que seus concorrentes estão fazendo:
30. O BuiltWith investiga a tecnologia por trás dos sites dos seus concorrentes, cobrindo servidores, gerenciamento de conteúdo, tecnologia subjacente, análises, publicidade e muito mais.
31. O Marketing Grader é uma ferramenta gratuita do HubSpot que avalia os sites em termos de blog, mídia social, SEO, geração de leads e mobile, dando uma pontuação geral. É uma boa maneira de ver no que os seus concorrentes estão acertando e errando.
32. O Simply Measured junta muitas das ferramentas da nossa lista em uma só, incluindo análise de influenciadores, marcas, tendências, tráfego, conversões, concorrentes e muito mais. Abrange todos os principais canais de mídia social, com 35 relatórios diferentes. Os planos básicos iniciam em $500 dólares por mês, embora tenham relatórios gratuitos disponíveis para suas próprias contas.
33. O The Wayback Machine do Internet Archive, permite que você veja como eram as páginas dos seus concorrentes no passado. Nunca se sabe, você pode aprender algo sobre como as mudanças no site melhoraram as conversões.
34. Confira a mala direta, email e campanhas sociais dos seus concorrentes com o Who’s Mailing What (que foi descontinuado desde a publicação deste post). É uma boa maneira de acompanhar as tendências, se inspirar e ver o que a concorrência está aprontando. Essa ferramenta custa $747 dólares por ano.
Considerações Finais: Outras Formas de Espionar a Concorrência
Não esqueça que existem mais três maneiras de descobrir o que seus concorrentes estão fazendo, e são todas gratuitas.
35. Siga-os nas mídias sociais, adicione-os a uma lista ou grupo de interesse e acompanhe o que eles estão falando.
36. Inscreva-se em seus blogs para ver que tipo de conteúdo eles estão cobrindo e confira os anúncios dos próximos lançamentos.
37. Inscreva-se em suas newsletter, que é a melhor maneira de ver como eles estão segmentando seus clientes ideais.
Quais outras ótimas ferramentas para acompanhar a concorrência você descobriu?
Sobre o Autor: Chris é o CEO da TOFU Marketing, uma agência de marketing da internet que ajuda as empresas startup a melhorar seu crescimento.
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