A captura de tela acima mostra meu tráfego do Google ao longo dos últimos 12 meses.
Como você pode ver, ele está aumentando. Há várias razões para isso, mas tem uma tendência específica responsável pela maior parte do crescimento do meu SEO.
Você deve estar pensando que é o Ubersuggest, pois ele corresponde a 22,4% do meu tráfego atualmente. Mas o Ubersuggest está integrado ao NeilPatel.com há anos, portanto, não é ele.
Claro, ele é responsável por parte do meu crescimento, mas não por ter disparado como aconteceu.
O que você acha que pode ser, então?
Vou dar uma dica…
Meu tráfego por região
Dê uma olhada no meu tráfego de SEO em algumas regiões diferentes.
Veja abaixo, meus números nos Estados Unidos nos últimos 12 meses:
Agora veja meu tráfego no Reino Unido:
E os números no Canadá:
E na Austrália:
Fica claro que todos eles aumentaram, mas não o suficiente para gerar esses picos.
Vejamos agora alguns mercados internacionais nos quais focamos nos últimos anos.
Veja a Espanha:
A Índia:
E o primeiro mercado internacional para o qual expandimos, o Brasil:
Como você pode ver, os mercados internacionais vêm crescendo mais rapidamente, principalmente o Brasil. Isso acontece, pois, temos focado nosso SEO no Brasil muito mais do que em outros países (fora dos nossos principais mercados de língua inglesa).
E você deve estar se perguntando por quê?
Porque um funcionário do Google me disse para fazê-lo
A lição de SEO mais importante que aprendi veio de um amigo do Google, mas o que ele me disse não foi nenhuma novidade…
Ele me disse que a maioria das buscas na internet não eram feitas em inglês, e sim em outras línguas.
Nos mercados de língua inglesa, todo mundo está competindo, o que significa diversos sites e conteúdos para o Google escolher e decidir qual deles deve ficar na primeira posição para determinada palavra-chave.
Mas nos mercados internacionais, acontece o contrário. Há muita demanda, mas não há sites suficientes para o Google escolher no momento de ranquear.
Portanto, mesmo havendo milhares de atualizações de algoritmos e, com o SEO se tornando cada vez mais difícil, nem sempre é assim nos mercados internacionais.
É isso que os gráficos acima mostram. Como você pode ver, meu tráfego está crescendo bastante nessas regiões.
E o que você deve fazer, principalmente se estiver começando agora e seu orçamento for baixo, ou até inexistente…
Siga a Amazon
Onde quer que você veja grandes empresas como a Amazon investindo, significa que tem dinheiro em potencial naquela região.
A Amazon investiu bilhões em regiões como a Índia:
- De início, a Amazon decidiu pensar a longo prazo na Índia, investindo 2 bilhões de dólares.
- Em seguida, eles decidiram que 2 bilhões não era suficiente e aumentaram para 5 bilhões.
- E depois, ainda resolveram colocar mais 2 bilhões de dólares.
- A Amazon vai investir um bilhão de dólares para tornar digitais pequenos e médios negócios digitais.
Podemos dizer então que, em alguns anos, a Amazon vai injetar mais de US$10 bilhões na Índia.
É uma aposta bem grande e, podemos imaginar que seja bem calculada, por acreditarem que tem um potencial de retorno muito maior.
E não é somente na Índia…
A Amazon anunciou um investimento de US$236 milhões no Brasil para desenvolver a infraestrutura de nuvem. Além disso, eles investiram mais de US$2,26 bilhões de dólares na França. Fica claro assim, que eles estão basicamente de olho no mundo inteiro.
Como podemos ver nos gráficos, a Alemanha é o segundo maior mercado deles, e o Japão também está próximo. Entretanto, o mais interessante é a barra verde representando o “resto do mundo”, que está crescendo rapidamente.
Eu sei que nenhum de nós é a Amazon e que não temos esse orçamento gigante. Então, eu quero parar rapidamente para explicar como fazer tudo isso em escala global sem ir à falência.
SEO Internacional que cabe no bolso
Quando comecei minha expansão internacional, meu negócio era bem menor e nós não tínhamos muito dinheiro (se é que tínhamos algum), para gastar com SEO internacional.
Sim, sou um profissional de SEO, então é de se pensar que isso tornaria as coisas mais fáceis, mas não é bem assim, pois a única língua na qual sou fluente é inglês.
Se você avançar até os dias de hoje, continuo sendo fluente somente em inglês, mas temos sete escritórios espalhados pelo mundo.
Fizemos isso sem precisar colocar nosso dinheiro. Porém, tivemos que dedicar tempo, e você também vai precisar! Esse é o único jeito quando se está começando e é pequeno.
E como a gente expandiu internacionalmente sem gastar adiantado?
Nos associamos com profissionais locais.
Por que não encontrar pessoas nessas regiões que falem inglês, bem como o idioma local do país para onde você está buscando expandir?
Tem tanta gente sem trabalho, que você ficaria chocado(a) com a quantidade de pessoas abertas a uma parceria. Você só precisa buscar em grupos de Facebook e fóruns para encontrar pessoas da sua área que morem em outros países.
Eu monto cada parceria da seguinte maneira:
- Peço para uma pessoa, ou um grupo de pessoas, traduzir nosso conteúdo para o idioma local.
- Em seguida, solicito que leiam nossos posts em inglês para aprenderem sobre SEO (se elas ainda não souberem, pois, atualmente busco pessoas que já entendam de SEO, uma vez que faço isso há algum tempo e posso gastar um dinheiro a mais).
- Em retribuição por aumentarem meu tráfego naquela região, dou a elas parte dos lucros que obtenho. É possível estruturar o pagamento entre 10% e 30%. Não deve ser muito baixo, para que tenham estímulo para se dedicarem, mas também não muito alto a ponto de você abrir mão de tudo.
- Elas trabalham todos os dias e têm três meses para mostrarem alguma tração, e depois de seis meses, deve haver um crescimento significativo. Tenha em mente que são mercados menos competitivos, portanto, mais fáceis de se obter resultados. Você também pode estabelecer um sistema de metas.
- Se os resultados não forem entregues, a parceria é finalizada, e eu não preciso entregar nada. Se houver resultados, seguimos em frente.
Agora que vimos como estruturar a expansão do seu SEO internacional, vamos ver como fazê-lo.
SEO Internacional
Já escrevi vários posts mostrando o passo-a-passo de como aumentar seu tráfego em outras línguas e países, mas, antes de compartilhá-los, quero falar das duas lições mais importantes que eu aprendi:
- Transcreva o conteúdo, não o traduza – quando você trabalha com um parceiro em outro país, ele pode achar que você quer que seu conteúdo seja traduzido ou escrito na língua local, da mesma forma que seria escrito nos EUA. Isso não funciona, pois, as culturas são diferentes e as palavras-chave também, então, transcreva o conteúdo e ajuste-o a cada país.
- Seu parceiro deve morar naquele país – se você expandir para um país onde você não tenha um parceiro in loco, seus resultados não serão muito bons. Tendo pessoas no local, fica mais fácil de desenvolver sua marca, o que tem um impacto grande nos rankings.
Veja alguns recursos que vão te mostrar como fazer SEO internacional:
- Esse post explica como criar uma estratégia de SEO global.
- E siga esse aqui para configurar seu SEO corretamente para diferentes línguas e países. Lembre-se que o Google não te penaliza por conteúdos duplicados, então não se preocupe em ter conteúdo igual ou parecido em diferentes regiões.
- Veja como expandir internacionalmente de forma lucrativa.
- Aqui, você vai aprender o básico de como alcançar um público global.
O engraçado é que, uma das razões pelas quais criei o Ubersuggest foi querer desenvolver uma ferramenta que ajudasse a mim e minha equipe a expandir internacionalmente.
Tem uma funcionalidade no Ubersuggest que vai te ajudar, e que a maioria das pessoas não conhece.
Vá até o Ubersuggest e digite o nome de um concorrente que você sabe que é grande e tem uma presença global.
Quero que você clique na opção de navegação “Principais Páginas”, na barra lateral.
Você vai ver todas as principais páginas dos seus concorrentes.
Mas não foque nesses resultados. O que eu quero é que você observe as regiões responsáveis pelo tráfego dos seus concorrentes… O número fica ao lado de cada bandeira.
Clique em uma das regiões para as quais você está pensando em expandir. Os resultados vão se ajustar.
Como você pode ver pela captura de tela acima, essas são todas as páginas do meu site que se tornaram bastante populares no Brasil.
Quero que você clique em “ver todas” em “Estimativa de Visitas”, para visualizar todas as palavras-chave que geram tráfego para aquela página.
A ferramenta vai te dar uma lista de palavras-chave internacionais para você disponibilizar para sua equipe começar a criar conteúdo com base nelas.
Eu também quero que você clique em “ver todos” em “Backlinks”, para ver quem está linkando para os seus concorrentes. Assim, você pode criar uma lista de sites para entrar em contato e pedir que eles linkem para você também.
Essa foi a estratégia simples que usamos para alavancar em regiões como o Brasil e que estamos usando também em países como Índia, Espanha, México, França, Alemanha e vários outros.
Conclusão
Inglês é uma língua incrível e, eu adoro os Estados Unidos, bem como outros países de língua inglesa.
Mas não é neles que estão as oportunidades. Há muitas outras nos mercados globais e, é por isso que você deve seguir a tendência do SEO internacional.
Mesmo que alguns desses países não tenham um PIB tão alto em relação aos Estados Unidos, tudo bem. Lembre-se que a concorrência não é tão grande, o que significa que ainda assim você terá grandes chances de sucesso.
E aí, para qual região você vai expandir primeiro?
The post A Maior Tendência de SEO Que Você Está Ignorando appeared first on Neil Patel.
A Maior Tendência de SEO Que Você Está Ignorando publicado primeiro em https://neilpatel.com/br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário