O que fazer se você quiser ultrapassar seus concorrentes nos rankings?
Antes de mais nada, você precisa monitorar tudo que eles estão fazendo. Desde seus rankings até o conteúdo que eles escrevem, passando pelo link building que eles fazem e as palavras-chave-alvo deles, entender o que eles estão fazendo é fundamental.
Depois de entender a estratégia deles, você precisa escrever mais conteúdo, fazer mais link building e otimizar seu site. Ou você pode contratar uma agência de SEO, mas a maioria de nós não tem dinheiro para isso.
Deve ter um jeito melhor, não é?
Bom, ao longo dos próximos 60 dias, eu vou facilitar a sua vida com uma atualização bem relevante do Ubersuggest.
Veja o que eu estou pensando em fazer para tornar mais fácil para você ultrapassar seus concorrentes nos rankings.
Análise da concorrência
Antes de mais nada, eu percebi que muita gente não sabe quem de fato são seus concorrentes quando o assunto é SEO.
É por isso que eu vou criar um relatório de análise de concorrência para mostrá-la a você.
Veja um esboço de como ele vai ficar:
Você vai conseguir ver quem são seus concorrentes com base em palavras-chave em comum para as quais vocês ranqueiam.
Você também vai poder ver como você está nos rankings em comparação com eles ao longo do tempo, bem como o tráfego de SEO, backlinks, pontuações de domínio, e, melhor de tudo, oportunidades de palavras-chave (ou lacuna de palavras-chave) deles.
O que as oportunidades de palavras-chave vão listar são todas as palavras-chave para as quais seu concorrente ranqueia e você não.
Assim, você vai poder se aprofundar e ver todas as palavras-chave que eles têm como alvo e você não (mas deveria).
Mais uma vez, o ponto principal do relatório acima (embora o design ainda precise ser ajustado), é que ele vai te mostrar todas as palavras-chave para as quais seu concorrente ranqueia e que você não tem como alvo ou para as quais não está ranqueando (ainda). Aquelas no topo são as mais lucrativas e as na parte de baixo são as menos lucrativas.
Monitoramento de ranking da concorrência
Além de te mostrar novas oportunidades de palavras-chave sem que você precise ter nenhum trabalho ou fazer nenhum tipo de pesquisa, nós também vamos começar a monitorar os rankings dos seus concorrentes para você. 😉
Assim, no seu painel de monitoramento de ranking, você vai ver tanto os seus rankings quanto os dos seus concorrentes.
Atualmente, nós te mostramos se seus rankings estão subindo ou caindo a cada dia (se você ainda não está monitorando isso, entre lá e crie um projeto).
Vamos modificar esse relatório para mostrar também os rankings dos seus concorrentes. Ainda estamos trabalhando no design.
Assim, se as coisas não estiverem indo bem para você, você pode ver se foi o único afetado ou se seus concorrentes também foram.
E ainda tem mais
Eu sei que 60 dias é bastante tempo, mas eu também vou lançar uma coisa semana que vem para facilitar sua vida em termos de análise de concorrência.
Eu vou lançar a versão 2.0 da Extensão do Ubersuggest para o Chrome. Se você ainda não a instalou, entre aqui e faça isso agora. Ela é gratuita!
Atualmente, você obtém dados sempre que faz uma busca. Mas os dados não são suficientes, principalmente sobre seus concorrentes, então eu estou disposto a resolver isso.
Antes de mais nada, você vai obter dados sobre tráfego. Não só do seu site, mas também dos seus concorrentes.
Assim, sempre que você fizer uma busca, você logo vai poder ver quanto tráfego de SEO determinado domínio recebe.
E, se você quiser mais detalhes, do lado direito dos resultados da busca do Google, você vai ver um gráfico com uma visão geral da situação dos seus concorrentes em relação a você.
Você também vai ter uma visão geral parecida com dados de backlinks.
E, claro, não para por aí.
O site de e-commerce mais conhecido da internet é a Amazon. Então não seria incrível obter dados de palavras-chave da Amazon?
Sempre que você fizer uma busca na Amazon, você vai ver dados sobre todas as palavras-chave que eles te sugerem.
E quando você for para o segundo mecanismo de busca mais popular de todos, o YouTube, eu vou te fornecer dados de palavras-chave e dados dos concorrentes.
Por exemplo, sempre que você buscar uma palavra-chave, você vai ver dados para todas as sugestões.
E se você clicar no botão “ver todos”, você também vai ver dados históricos sobre aquela palavra-chave.
Em uma página de resultados do YouTube, você vai começar a receber recomendações sobre outras palavras-chave que podem vir a ser alvos no seu SEO para YouTube.
E se você clicar em um vídeo (até no vídeo de um concorrente!), você vai começar a ver mais dados sobre a performance dele, bem como suas palavras-chave-alvo.
Então, se você ainda não instalou, não deixe de instalar a extensão do Chrome antes do novo lançamento semana que vem.
Conclusão
Espero que você esteja animado para esse novo lançamento do Ubersuggest nos próximos meses.
Estou muito empolgado com as funcionalidades de análise de concorrência, já que elas vão facilitar bastante a visualização de quais são as palavras-chave para as quais seus concorrentes ranqueiam e você não.
Além disso, a extensão está evoluindo bastante. Meu objetivo é lançar uma nova versão dela todo mês, com novas funcionalidades que vão tornar o SEO mais fácil e conveniente para você. 🙂
E aí, o que você achou das mudanças?
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