Link building é difícil. Mas sabia que o Google torna mais fácil para você?
É sério… eles realmente tornam tudo mais fácil porque eles te oferecem ferramentas gratuitas.
Não, eu não estou falando das que você já usa, como o Google Search Console e o Google Analytics…
Eles têm várias outras ferramentas. Talvez você já tenha ouvido falar de algumas, mas não as use.
E hoje eu vou te mostrar como você pode fazer link building usando o Google Alerts.
O que é o Google Alerts?
Como diz o ditado, se não está no Google, não existe.
O Google é o mecanismo de busca mais importante do mundo. A base de dados deles tem centenas de bilhões de páginas da web e seu tamanho é de mais de 100.000.000 gigabytes.
Devido a esse tamanho colossal, eles conseguem rastrear páginas da web com mais frequência do que qualquer outra ferramenta de SEO, incluindo a minha, Ubersuggest. É exatamente por isso que você deve começar a usar o Google Alerts para fazer link building.
E o que é o Google Alerts?
Como eu falei acima, eles têm uma base de dados de páginas da web maior do que qualquer outra ferramenta de SEO ou link building. Então, sugiro que você comece agora mesmo a usar a base de dados deles para encontrar oportunidades fáceis de links, de preferência sem perder tempo fuçando bilhões, ou sequer milhares de páginas da web.
O Google Alerts te permite criar notificações sobre qualquer assunto, tema ou palavra-chave.
Assim, quando uma nova página da web falar de qualquer coisa que possa ser uma oportunidade fácil de link, você será notificado por email.
Como o caso abaixo…
Vamos então ver a configuração passo a passo para que você possa conseguir alguns backlinks.
Como configurar o Google Alerts
Primeiro, eu quero que você entre aqui.
Você vai ver uma tela como essa (não ser esqueça de fazer login na parte superior direita).
Quero que você digite seu nome de domínio sem o www ou o https.
No meu caso, eu digitaria neilpatel.com
Você pode ver um preview de alerta como esse acima, mas se o seu site for mais novo, você não vai ter nenhum resultado, o que não é um problema.
Depois, quero que você clique no link “Mostrar Opções” ao lado do botão “Criar Alerta”.
Suas configurações devem ser como as minhas:
- Frequência – no máximo uma vez por dia
- Fontes – Blogs, Web (selecione essas duas opções, notícias não são uma boa opção já que tendem a criar resultados mais irrelevantes, e observamos que é mais difícil conseguir que sites de notícias linkem para você)
- Idioma – Inglês (ou sua língua-alvo)
- Região – qualquer região (ou você pode selecionar o país que você tem como alvo, embora eu recomende escolher “qualquer região”)
- Quantos – todos os resultados
- Enviar para – seu email.
Em seguida, clique em “Criar Alerta”.
No máximo uma vez por dia, você vai receber um email com uma lista de páginas que mencionam seu site ou domínio.
Eu quero que você repita o processo e cria um alerta para os seguintes itens:
- Seu domínio – é o que você acabou de fazer.
- Nome da marca – no meu caso, eu criaria um alerta para “Neil Patel.”
- Nomes de produtos – se você estiver vendendo serviços ou produtos, você pode criar um alerta relativo a isso. No meu caso, eu criaria um alerta para “Ubersuggest.”
- Termos do mercado – crie alertas para qualquer coisa relacionada ao seu mercado. Quando as pessoas estiverem falando sobre o seu setor, é uma oportunidade fácil de link. No meu caso, eu criaria alertas para os termos marketing digital, marketing online e SEO.
- Seu endereço de email – crie um alerta para quando alguém fornecer seu email. Mais uma oportunidade fácil de link.
Os meus estão assim:
Você também vai perceber que todas as minhas expressões com duas palavras eu coloquei entre aspas.
Por exemplo, eu não criaria um alerta para Neil Patel
Mas eu criaria um alerta para “Neil Patel”
Isso porque alertas para expressões com duas palavras sem aspas não são tão relevantes. Por exemplo, veja alguns alertas para o termo online marketing.
Quando eu uso aspas, os resultados são os seguintes:
Viu a diferença?
Conseguindo links
Agora que você já configurou seus alertas, é hora de conseguir links.
Tenha em mente que, quando você recebe um email de alerta, alguém pode já ter linkado para você. Então nem todo alerta vai ser uma oportunidade de link building, mas muitos vão ser.
Normalmente, mais de metade deles vão ser oportunidades.
Dependendo do tipo de alerta, alguns vão ser mais fáceis do que outros. Então vamos ver como converter cada oportunidade em link.
Seu domínio
Você vai ver que boa parte das menções do seu domínio vai conter um link de volta para o seu site.
Quanto a essas, você não vai precisar fazer nada, porque você já tem o link. 🙂
Quanto às que não linkam para você, quero que você envie o seguinte email para o webmaster…
Assunto: Será que você se enganou?
Olá [inserir primeiro nome],
Antes de mais nada, eu queria te agradecer por mencionar o [inserir seu domínio] nesse artigo [inserir link para a URL que menciona seu domínio].
Eu sei que você é ocupado, então eu vou direto ao ponto.
Você se importa de colocar um hotlink do meu domínio para o meu website? Eu sei que não parece grande coisa, mas esse tráfego a mais ajuda muito empresas como a minha.
Um abraço,
[inserir seu nome]
PS: Se eu puder fazer alguma coisa por você, é só falar.
Nome da marca
Em relação a nomes de marcas, a chance é 50/50. Basicamente metade das pessoas vai linkar para você quando mencionar sua marca e a outra metade, não.
Para as que não linkarem, envie esse email:
Subject: Você se esqueceu de uma coisa
Olá [inserir primeiro nome],
Fico lisonjeado.
Obrigada por mencionar [inserir o nome da sua marca] no seu artigo sobre [inserir título do artigo].
[inserir URL do artigo]
Eu ganhei meu dia, de verdade.
Obrigada, mais uma vez!
Eu me sinto meio mal pedindo isso, porque você já mencionou a gente, mas seria tudo para mim se você também colocasse nosso link na menção ao nosso site.
Você se importaria de fazer isso?
Desculpa te incomodar
[inserir seu nome]
PS: Se eu puder fazer alguma coisa por você, é só falar.
Nomes de produtos
Com nomes de produtos, normalmente de 70% a 80% vão linkar de volta para você, e o resto não. Para os que não linkarem, envie um email como esse:
Subject: Foi isso que você pensou em fazer?
Olá [inserir primeiro nome],
Eu queria só um minutinho para te dizer o quanto eu fico grata por você ter mencionado a [inserir nome da sua marca] aqui [inserir a URL da página que menciona seu produto].
Sério, muito obrigada!
E eu fico meio mal de fazer isso, mas você se importaria de colocar um hotlink [inserir nome do seu produto] para essa página no seu site, onde as pessoas vão conseguir encontrar o produto [inserir URL do seu site que direciona ao produto]?
Desculpa te incomodar.
E, mais uma vez, obrigada por mencionar a gente. É realmente muito importante pra nós.
[inserir seu nome]
PS: Se eu puder fazer alguma coisa por você, é só falar.
Seu endereço de email
Essa aqui é a mais rara, já que a maioria das pessoas não vai publicar seu endereço de email.
E, quando elas fizerem isso, elas normalmente não vão linkar para você.
Se você tentar conseguir que elas linkem para o endereço de email, você vai ver que é difícil. O mais fácil é que elas removam o endereço de email e linkem para sua página de contato.
O template de email que eu uso nesse caso é esse aqui:
Subject: Problema de privacidade
Olá [inserir primeiro nome],
Eu vi que você mencionou nosso endereço de email [inserir seu endereço de email] nessa página [inserir URL da página na qual eles mencionaram seu email].
Você se importaria de, em vez disso, mencionar e linkar para nossa página de contato [inserir URL da sua página de contato]?
Por razões de privacidade, eu prefiro que as pessoas entrem em contato conosco através dessa página em vez do email.
Obrigada pelo seu tempo.
[inserir seu nome]
Você também vai perceber que nesse template eu não incluí o PS no final. Ele normalmente aumenta suas chances de sucesso, mas no caso desse email, você deve ser um pouco mais firme, já que se trata da sua privacidade.
O ideal é conseguir o link e menos pessoas compartilhando seu email, porque senão você vai acabar recebendo um monte de spam.
Termos do mercado
Em praticamente todos os casos, alertas contendo termos do mercado não vão linkar para você. E esse grupo vai representar o maior número de resultados que você vai obter com cada email de alerta.
Você vai precisar entrar em cada alerta e analisar o contexto de cada página.
Se eles estiverem falando de alguma coisa que você já abordou no seu site de forma mais aprofundada, é bem possível que você os convença de linkar para você.
Por exemplo, se for um artigo sobre SEO e eles falarem sobre como você deve fazer link building, mas não se aprofundarem em como fazê-lo, eu mandaria um email para o dono do site me referindo a este artigo aqui, que explica como fazer link building.
Veja o tipo de email que eu enviaria:
Subject: Feedback para você
Olá [inserir primeiro nome],
Adorei seu artigo sobre [inserir assunto do artigo] [inserir URL do artigo].
Eu só tenho um pequeno feedback para você (espero que você não leve a mal): você fala de [insira o assunto que eles mencionam, mas que você menciona de forma mais aprofundada no seu site], mas não se aprofunda muito.
Eu acho que se você ajustasse isso, geraria muito mais valor para os seus leitores.
Se você não tiver tempo para fazer isso, eu já tenho um artigo sobre o tema aqui [insira a URL do seu site em que você se aprofunda sobre o assunto], para o qual você pode simplesmente linkar.
Me diga o que você acha.
[insira seu nome]
PS: Se eu puder fazer alguma coisa por você, é só falar.
Como entrar em contato?
Agora que você sabe que tipos de email enviar dependendo do alerta que você receber, você precisa, claro, entrar em contato com o dono do site.
E como encontrar o endereço de email dele?
Bom, o jeito mais fácil é ir até a página de contato dele e ver se o email está lá ou se há um formulário de contato.
Você também pode ver os termos de serviço ou a política de privacidade.
Outra opção é usar ferramentas como o Hunter. Basta digitar um nome de domínio no Hunter e você vai ver uma lista de pessoas com as quais você pode entrar em contato.
O plano gratuito deles oferece 50 solicitações por mês, o que deve ser suficiente para começar.
Conclusão
O Google Alerts é um jeito fácil de fazer link building, então eu começaria por aí.
O mais legal dele é que você recebe notificações com as oportunidades. Isso te poupa bastante tempo.
E se você tiver um tempinho sobrando, eu recomendo uma estratégia adicional para fazer link building.
Entre aqui e insira a URL do seu concorrente.
Depois de clicar em “buscar”, você vai ver um relatório como esse:
Esses são todos os sites que linkam para os seus concorrentes. O mais interessante é que a lista está organizada.
Os resultados no topo têm mais autoridade, e assim fazem os rankings de SEO subirem mais do que aqueles na parte inferior da lista.
Sugiro analisar a lista inteira, clicar em cada site e ver se faz sentido entrar em contato com determinado site e pedir para que ele linke para você.
Normalmente, se você tem um conteúdo parecido com o do seu concorrente, mas mais detalhado, você consegue convencer alguém a linkar para você. É só enviar um email como esse aqui:
Olá [inserir primeiro nome],
Pergunta para você…
O que você acha que seus leitores pensam quando você linka para um site que acaba não os ajudando?
Fica meio feio para você, e talvez você até perca um pouco da confiança dos seus leitores, não é?
Nesse artigo [insira a URL do site dele], você linka para [insira a URL do seu concorrente].
O artigo para o qual você linkou não aborda [insira os pontos que seu concorrente deixou de abordar].
Eu tenho um artigo [insira a URL do seu artigo] que fala [insira o que você aborda e por que beneficia mais os leitores].
Se você não tiver interesse em linkar para nós, sem problemas. Eu sei que você se importa com seus leitores e quer o melhor para eles.
Um abraço,
[insira seu nome]
PS: Se eu puder fazer alguma coisa por você, é só falar.
Se você seguir os passos acima, você vai começar a fazer link building.
Não é tão difícil, e você consegue. Você só precisa estar disposto a dedicar um pouco do seu tempo e não ficar desmotivado se ninguém linkar para você depois de alguns emails.
Pense no seu email como um pitch de vendas: talvez ele não seja tão perfeito da primeira vez e você precise modificá-lo e ajustá-lo.
Se você tiver alguma pergunta sobre os passos ou ficar confuso sobre qualquer coisa, é só deixar um comentário aqui embaixo.
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