O Twitter ainda é uma grande ferramenta se você espera que seu negócio se torne uma autoridade online.
Se você está olhando para as redes sociais de uma perspectiva focada apenas no alcance, não tem como negar o fato que com seus 326 milhões de usuários mensais ativos, o Twitter tem muito a te oferecer.
Basta dar uma olhada em algumas estatísticas recentes sobre porque o Twitter é ainda uma ferramenta poderosa para os profissionais do marketing, cortesia da Hubspot.
Ter acesso a essa enorme audiência que está distribuída entre várias plataformas de redes sociais aumenta a probabilidade de seu negócio se tornar uma autoridade online. É simples assim.
Além do foco no alcance, há uma outra grande razão para utilizar o Twitter. Por design, o Twitter contribui com a interação com o público, que é rápida, consistente e impactante.
Isso significa que você não deveria se preocupar apenas em conseguir seguidores aleatórios no Twitter. Você deve conseguir seguidores específicos e engajados.
Agora você deve estar se perguntando: “Como ganhar seguidores no Twitter ou aumentar o número de seguidores?”.
Mas vamos com calma aqui.
Se você quer este nível de engajamento, você vai ter que trabalhar para isso.
Felizmente, eu já fiz a maior parte do trabalho pesado, deixando este método para aumentar o número de seguidores para você.
Este artigo vai te mostrar todas as dicas para construir uma conta no Twitter envolvente e cativante.
Em outras palavras, descubra como bombar no Twitter e sair na frente de sua concorrência.
Abaixo você encontra a lista do que iremos analisar.
Eu recomendo que você leia isso do início ao fim (você vai conseguir aproveitar melhor o conteúdo desta forma). Mas se você já sabe o que precisa fazer, sinta-se livre e pule para frente:
- A evolução do Twitter
- O mundo de acordo com o Twitter
- Branding e o tipo de conteúdo que funciona no Twitter
- 12 Dicas de como conseguir mais seguidores no Twitter
A evolução do Twitter
Se nós realmente queremos entender o que faz do Twitter uma ferramenta tão poderosa de marketing, precisamos considerar como ele se transformou na plataforma que é hoje.
Se você já foi membro da comunidade de marketing de rede social, eu não preciso de lembrar que o Twitter mudou um pouco ao longo dos anos.
Claro, nem todas as mudanças foram na aparência. Desde sua criação em 2006, o Twitter adicionou a função retweet, lançou seu próprio serviço de compartilhamento de fotos, e muito mais.
Por que tudo isso é importante? Porque quando você considera o desenvolvimento dessa plataforma, uma coisa é clara: é uma experiência de mídia social única.
Fazendo uma análise superficial, é fácil encontrar similaridades entre a maioria das plataformas de redes sociais.
Pinterest e Instagram, ambos dependem fortemente de conteúdo visual.
Facebook e Snapchat, ambos possuem suas próprias versões de conteúdo de vídeos e fotos que desaparecem depois de um certo tempo.
Em relação a empresas que se destacam cada vez mais na direção da consolidação de serviços, o Twitter tem seu nome no topo.
Isso porque o Twitter foi construído com um foco diferente em mente.
O mundo de acordo com o Twitter
Me fale se você já ouviu esta em algum lugar.
Dois profissionais de marketing entram em um bar para descobrir se eles deviam ou não estar criando conteúdo de formato curto ou longo.
Um deles diz que conteúdo curto é o melhor tipo de conteúdo para chamar a atenção de pessoas e oferecer muito valor em pouco tempo.
O outro diz que conteúdo longo é melhor porque tem mais chance de agregar valor aos usuários, o que acabará trazendo-os de volta para conseguir mais.
É um dos argumentos eternos do social. E, por mais que eu tenha minha opinião sobre isso, é claro que certas plataformas querem atrair um tipo de conteúdo ou o outro.
Em 2017, o Twitter mudou o seu limite de postagem para 280 caracteres.
Apesar disso, ainda é natural assumir que a plataforma se concentra em fornecer conteúdo curto e rápido aos usuários.
O que faz todo o sentido, já que você considera o tipo de plataforma que o Twitter é.
O Twitter é uma plataforma baseada na velocidade.
Claro, a maioria das redes sociais é boa para acompanhar os eventos atuais. Mas o Twitter está constantemente focado em notícias de primeira mão.
Por exemplo, você pode escolher qualquer cidade do planeta para descobrir o que está acontecendo instantaneamente.
O Twitter quer fornecer aos usuários uma experiência organizada, o que é uma das coisas que o conteúdo de formato curto faz de melhor.
Mas isso ainda não responde à questão. Você deve criar conteúdos de formato longo ou curto no Twitter?
E a resposta é…
Branding e o tipo de conteúdo que funciona no Twitter
Você deveria estar criando o tipo certo de conteúdo para o seu negócio.
Não, sério. Essa é a resposta.
Eu posso te falar tudo sobre como conteúdo de formato longo tem mais probabilidade de aumentar o engajamento e conversões.
Mas nada disso vai importar se seus seguidores não responderem ao seu conteúdo nesse tipo de formato.
Talvez seu conteúdo é a única exceção. Talvez sua comunidade tenha uma preferência única por conteúdo de formato curto.
Mas isso não importa.
O que importa é que você está dando às pessoas o que elas querem.
Enquanto você estiver tendo um crescimento consistente através de seus esforços no marketing, continue fazendo o certo para o seu público.
E é aí que começamos abordar a importância da utilização do branding se você quer ter sucesso em uma mídia social.
Pense desta forma: branding é o caminho para aqueles seguidores específicos. Você não tem um sem o outro.
Plataformas como o Twitter dá aos empresários a chance de se envolver em uma conversa significativa com seus consumidores. Ênfase na palavra ‘conversa.’
Existe um processo de ida e volta quando as empresas entendem como administrar seus perfis das redes sociais.
Por um lado, você como um empresário se conecta com a preocupação do seu público, compartilha sua empolgação sobre o desenvolvimento da empresa, e basicamente consegue um feedback 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Mas pense o que isso faz para os usuários. Ao iniciar esse diálogo, você deixou de ser uma empresa sem espírito, sem o lado humano.
Com um forte branding, seu negócio desenvolveu uma personalidade, o que leva fidelidade à marca.
E por que lealdade à marca é importante? É o que ajuda a tornar os seguidores em clientes pagantes.
12 Dicas de como conseguir mais seguidores no Twitter
Agora que você ja entendeu a importância e o impacto que o Twitter pode ter na sua estratégia de marketing, vamos para as dicas práticas de como conseguir mais seguidores.
1. Defina metas
Por qualquer motivo, pessoas tendem a ignorar a “criação de metas” de sua estratégia de marketing nas redes sociais.
Eu não sei o porquê disso. Eu acho que é porque os objetivos podem parecer óbvios demais à primeira vista.
Mas é muito melhor você traçar metas para sua conta do que apenas desejar o melhor.
Existe um método para isso.
Se você está construindo uma conta no Twitter a partir do zero, definir metas cumpre duas coisas:
- Começar com metas desde o primeiro dia ajuda a você desenvolver o bom hábito de traçá-las sempre. Escute o que eu digo: quanto mais cedo você iniciar esse processo, melhor para você.
- Definir metas para seu negócio te dá a melhor compreensão de tempo para analisar se uma estratégia funcionou melhor que outra.
Mesmo se você vem trabalhando na sua conta do Twitter já por um tempo, este relançamento é uma oportunidade perfeita para deixar claro o propósito de sua conta.
E existe definitivamente alguns problemas que você vai precisar abordar antes de avançarmos:
- Que tipo de conta você está gerenciando?
- Você vai criar conteúdos de formato longo ou curto?
- O foco é oferecer entretenimento ou conhecimento?
Uma vez que isso está feito, nós precisamos criar metas reais. Elas serão mais fáceis de se medir, de preferência coloque prazos também.
Aqui vai um exemplo:
- 50% de mais tráfego para seu site dentro de 6 meses
- 20% de aumento nas vendas em 4 meses
- Postar 3 conteúdos originais toda semana pelos próximos 3 meses
Você captou a ideia.
E a melhor parte? Você pode facilmente traçar essas metas com ferramentas como o Twitter Analytics!
2. Capriche na criação do seu perfil
Logo de início nós precisamos falar sobre seu perfil.
Existem 5 aspectos diferentes para focar em seu perfil.
Primeiro, o seu @nome no Twitter. Seu @nome é seu único identificador (e permanente) no Twitter. É basicamente o modo mais fácil de encontrar você.
Seu @nome pode ter até 15 caracteres e vai aparecer sob o nome de sua empresa.
Aqui você pode ver um exemplo de como as pessoas vão ver seu perfil:
Depois, tem a foto do seu perfil. Eu acho que não preciso te falar para escolher uma imagem que represente bem o seu negócio.
A parte complicada é ter certeza que isso funciona em espaços pequenos. (Isso vai aparecer do lado de cada um dos seus Tweets.)
Depois disso, tem sua biografia. Estes 160 caracteres deixa as pessoas com o conhecimento de porque exatamente eles deveriam seguir você.
Dependendo do tom que você está procurando, pode ser inteligente, mais direto, sincero. Você decide.
Abaixo está como vai aparecer para os seus visitantes:
Agora que você já realizou o passo anterior, é hora de cuidar de sua imagem de cabeçalho. Pense nisso como um outdoor para sua conta.
Você pode mudar isso a qualquer hora, o que é ótimo para exibir futuros eventos, promoções e produtos ou mesmo alguns trabalhos seus ou de sua equipe que você se orgulha.
Aqui está um olhar rápido de como os visitantes irão ver seu perfil:
3. Deixe um tweet fixado
Quando se trata de projetar seu perfil, escolher um Tweet fixo pode fazer uma grande diferença. Tweets fixos são deixados no topo de sua linha do tempo, não importa o que você poste depois.
Esse recurso é ótimo quando você quer ter certeza que o visitante do seu perfil não perca algum evento, produto ou qualquer outra novidade que você tenha.
Você pode ver abaixo, Tweets fixados são ótimas formas para chamar atenção ao conteúdo valioso que você colocou para os seus seguidores.
4. Construa uma estratégia de conteúdo
Mesmo que esta não seja a primeira vez que você está criando uma estratégia de conteúdo, este processo pode ser um pouco complicado, às vezes.
Mas não se preocupe. Nós vamos manter as coisas simples, ok?
Estratégias de conteúdo no Twitter são essencialmente um ato de equilíbrio. Como você entrega o conteúdo com o maior valor possível em tão pouco espaço?
A solução é resolver esse problema a partir de três ângulos: resumir, redirecionar e empilhar:
- Resumir: Você tem apenas 280 caracteres, mas você pode colocar muito conteúdo ai dentro. Escreva tweets que vão direto ao ponto e fáceis de captar.
- Redirecionar: Se você criou um conteúdo de formato longo no seu site, não tenha medo de redirecionar seus seguidores até lá.
- Empilhar: Às vezes um Tweet apenas não é o suficiente. Se você puder quebrar sua mensagem em vários Tweets, poste um depois do outro para trabalhar dentro do limite de caracteres.
A partir daí, os princípios gerais do marketing de conteúdo de alta qualidade ainda se aplicam.
Certifique-se de incorporar a criação de conteúdo dentro de sua estratégia. A velocidade que as pessoas consumem (e esperam) conteúdo está crescendo rapidamente.
Em vez de tentar criar um novo conteúdo toda vez que você postar algo, envolva-o com o conteúdo que você criou e seu público irá amar.
Isso não apenas alivia a carga sobre você, mas realmente ajuda a solidificar sua posição como uma autoridade online no assunto. Dois pássaros com uma pedra.
Abaixo, você pode ver como a Rock Content, uma das maiores empresas de marketing de conteúdo do Brasil, integra a criação de conteúdo na sua estratégia de marketing do Twitter.
5. Use hashtags
Supondo que você seguiu as dicas acima, você pode estar se perguntando: “Ok, isso é ótimo para manter seguidores, mas como eu consigo novos seguidores?”
Não se preocupe, esta sessão é para você.
Para ser honesto, o formato desse artigo não foi um acidente. Cada passo desse processo é baseado no último para criar uma estratégia de marketing que realmente funciona.
Antes de você começar a atrair seus seguidores específicos, você precisava ter uma estratégia de marketing definida.
Agora que estabelecemos a base, vamos abordar o grande ponto.
Para deixar claro: conseguir seguidores específicos no Twitter não requer trabalhar com anúncios.
Isso pode certamente ajudar, mas não é um requerimento com essa abordagem.
A primeira coisa que você precisará fazer é começar explorar as hashtags.
A maioria das plataformas de mídia social usa hashtags em algum ponto, mas em nenhuma delas isso tem tanto valor quanto no Twitter.
O Twitter não possui “grupos” definidos em sessões como o Facebook, então você está muito mais dependente das hashtags para encontrar usuários e comunidades com uma mentalidade semelhante.
Você pode procurar por termos empresariais na barra de pesquisa no canto superior direito:
Acompanhe as hashtags importantes e se conecte com influenciadores e outros usuários, sempre oferecendo qualquer valor possível.
Se você está a procura de um jeito fácil de rastrear hashtags, considere utilizar uma ferramenta como o Talkwalker.
Não só você terá um melhor entendimento de como as hashtags estão realmente funcionando em termos sociais, mas você poderá acompanhar os desenvolvimentos de qualquer hashtags relevante no segmento.
6. Explore as Listas
Você pode usar também as Listas, que permitem que você acompanhe os líderes de empresas e interaja com os outros membros da comunidade lá.
Vamos dizer que você queria encontrar Listas de pessoas que estavam falando sobre marketing nas redes sociais.
O Twitter não possui um recurso de pesquisa habilidoso para Listas, mas a solução desse problema é bem simples.
Vá ao Google e digite “site:twitter.com”, o assunto que você está procurando entre aspas, seguidos pela palavra “lista”.
Aqui está um exemplo simples de como seria:
Depois de você procurar isso, você vai ter acesso a uma lista de resultados que você pode começar explorar imediatamente.
Para se inscrever nas Listas desses líderes empresariais e influenciadores, comece procurando por Listas na parte superior de seus perfis.
Para entender melhor esse processo, vamos dar uma olhada na página de perfil do Josh Elman’s.
Assim que você clicou na opção de listas, você deve ver um gráfico detalhado de Listas que eles estão inscritos ou são membros.
A Lista Awesome Social do Josh, gira em torno do marketing nas redes sociais, o que o torna um lugar ótimo para se conectar com usuários relevantes.
A partir daí, o processo é realmente bastante direto.
Se inscreva nessas Listas, acompanhe o que está sendo publicado e responda de acordo.
7. Seja ativo
Tenha em mente que, embora todos esses passos são uma importante parte de como encontrar e atrair seguidores direcionados, a única maneira de mantê-los é ser um usuário ativo no Twitter.
Aqui vai um checklist de como ser um usuário ativo e efetivo:
- Siga contas relevantes! Não siga apenas as contas que seguem você. Você está à procura de um targeted público específico para seguir.
- Tweet consistentemente! Pode ser que você tweet uma vez por dia ou até 5 vezes por dia, certifique-se de ter uma presença consistente no Twitter.
- Você deve usar duas hashtags por Tweet para maximizar o engajamento.
- Uma regra de ouro para determinar o tempo ideal nos tweets é tweetar apenas durante o dia, de acordo com seu fuso horário. Use o Tweriod se você quiser usar tempos mais específicos.
- Não use spam! Não existe modo mais fácil de jogar toda a credibilidade que você conquistou pelo buraco do que realizando spam.
Falando em credibilidade, nem ao menos pense em comprar seguidores.
Além de ser “questionável”, na melhor das hipóteses de uma perspectiva ética (e legal), isso vai contra tudo o que nós estamos tentando fazer aqui para atrair seguidores específicos .
O tipo de seguidores que nós queremos aqui não vai ficar impressionado pela quantidade de seguidores em sua conta. Eles querem agregar valor para si mesmos com o que você tem a oferecer.
Responda os comentários deixados nos seus Tweets. Retweet o Tweet de outros quando é relevante, como uma maneira de curar conteúdo.
Dê uma olhada no meu perfil e você verá que eu disponho de conteúdos de valor todo momento.
Participe de conversas produtivas com outros usuários!
Tanto ligado a experiências negativas ou uma discussão interessante no desenvolvimento no segmento, você precisa mostrar às pessoas a alma por trás desse seu usuário.
8. Faça retweets
Além de criar seus próprios conteúdo originais, você também deve compartilhar os conteúdos de outras pessoas, principalmente de influenciadores do seu nicho.
Assim, além de você estar entregando ainda mais conteúdo de qualidade para a sua audiência, também está interagindo com outros usuários.
É muito importante que a sua marca participe da rede social como mais um usuário, sem parecer apenas um canal de divulgação, ele deve ser usado para criar uma conversa com seus seguidores.
Por isso, essa interação com outros usuários é fundamental para ter sucesso na rede social.
9. Coloque a URL do seu Twitter no seu site
Uma forma simples de atrair seguidores no Twitter é contar para as pessoas que você tem uma conta no Twitter.
Coloque links para o seu perfil no seu site, blog, e-mail, e todo local que fizer sentido.
Assim, além de alcançar pessoas novas no Twitter, você também estará levando a sua audiência já existente para lá.
E com isso, essas pessoas que já são suas fãs podem até mesmo ajudar na sua divulgação, compartilhando, curtindo e respondendo aos seus tweets.
10. Faça perguntas
Use o recurso de perguntas para se comunicar com a sua audiência.
Além de ser um recurso popular e de fácil interação, você ainda pode conseguir informações interessantes.
Mas lembre-se de sempre alinhar essas perguntas à sua estratégia. Use sempre posts que façam sentido para a sua empresa e também para os seus usuários.
Se o tema não interessar eles, você pode acabar com poucas interações, perdendo todo o sentido da técnica, que é exatamente gerar engajamento dos usuários com o seu perfil.
11. Mantenha a frequência
Frequência é importante em qualquer rede social.
A timeline do Twitter é atualizada muito rápido, já que os usuários tendem a postar várias vezes por dia.
Para se manter relevante, você precisará manter essa frequência dos demais usuários também.
Se você tiver uma frequência muito baixa, acabará sumindo muito rapidamente na timeline.
Para entender qual a melhor frequência para o seu perfil, é só fazer testes.
Comece com 3 tweets por dia e vá aumentando para ver se o seu engajamento aumentará, até encontrar uma quantidade que traz os resultados que você espera e claro, que seja possível para você manter ela.
12. Analise os dados
Assim como qualquer canal de marketing, os dados são muito importantes e devem ser o principal ponto para melhorar sua estratégia.
Use-os para entender quais os conteúdos que mais geram resultados, que estratégias mais funcionaram e que formato de post mais engaja a audiência.
Sabendo o que mais funciona, você pode focar cada vez mais nas estratégias corretas e também realizar testes, para entender a sua audiência e que tipo de conteúdo eles querem receber.
Se você fornece algo de valor e aumenta o conhecimento de sua marca sem fazer parecer uma auto-promoção, é apenas questão de tempo até os usuários começarem a verificar seu perfil.
E lembra de todo aquele trabalho base que abordamos antes, configurando sua conta?
Assim que eles perceberem que vale a pena seguir você, o próximo passo, óbvio, é começar te seguir.
E se isso não é o suficiente, a melhor parte é que esses novos seguidores são todos voltados especificamente para a sua área através das Listas e hashtags.
O que significa que a maioria dos seus seguidores será realmente seguidores direcionados.
Conclusão
Pra ser honesto, isso é bem simples.
Os segredos reais por trás destas técnicas são criar uma conta forte no Twitter, seguindo os fundamentos de marketing, e ter uma abordagem social para as redes sociais.
Isso é quase muito fácil, o que leva alguns empresários a verem as mídias sociais como apenas um outro lugar para abrigar usuários com anúncios e com a esperança de que algo apareça.
Há apenas um problema com isso: não é assim que marketing em redes sociais deve funcionar.
A razão pela qual marketing em redes sociais tem colocado pequenos negócios no mapa não é que eles gastam uma pequena fortuna em anúncios.
É porque as pessoas se conectam com as mensagens da empresa. O branding dessas empresas funcionaram porque passavam um ar mais humano e pessoal, e isso é o que consumidores modernos querem ver de você.
Sempre vai existir espaço para os anúncios nas redes sociais. Eu certamente não vou dizer nada negativo sobre eles, pois eles ainda fazem um ótimo trabalho.
Ambas as ferramentas de marketing são úteis. Mas elas apenas conseguem alcançar seu potencial máximo quando usadas em conjunto.
Depende de você colocar o lado social nas redes sociais.
Que táticas você tem usado para conseguir mais seguidores no Twitter? Você já teve algum sucesso dentro das Listas?
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