Você sabe o que é opt-in?
Se tem o hábito de enviar campanhas por e-mail para se conectar com seu público, recomendo que preste bastante atenção neste conteúdo.
Opt-in tem a ver com esse tipo de comunicação.
Mais do que isso: é um recurso que garante que há real interesse do destinatário em receber a sua mensagem.
Para entender a importância disso, basta se colocar no papel de consumidor.
Nada mais desagradável do que abrir a caixa de e-mails e encontrar um mar de mensagens de spam, não é mesmo?
E é claro que o seu cliente pensa da mesma forma. Por isso, o opt-in é fundamental para a sua estratégia de marketing.
Ele evita que os seus disparos de e-mail sejam verdadeiros tiros no escuro.
Além de “perder munição”, um descuido abre margem para que os mecanismos de envio entendam que seu conteúdo não é relevante o suficiente.
E aí, das duas uma: ou seu e-mail é prontamente rejeitado pelo usuário ou vai direto para a pasta de lixo eletrônico.
Melhor não correr esse risco, concorda?
Neste conteúdo, separei todas as informações que você precisa saber para colocar o opt-in em prática na sua estratégia.
Acompanhe!
O que é opt-in?
Opt-in é a autorização que o cliente dá para receber conteúdo da sua empresa.
Ou seja, uma lista de contatos opt-in é um conjunto de pessoas que expressou interesse real em receber seus e-mails.
Então, em vez de comprar listas qualificadas ou frias, você constrói seu próprio mailing, com possibilidades bem maiores de efetivar vendas e fechar negócios.
E por que seguir esse caminho?
A resposta está em você, como usuário de internet e cliente.
Nada mais desagradável do que receber dezenas de e-mails não solicitados ou até de empresas desconhecidas.
Eles se acumulam na sua caixa de entrada a ponto de você até pensar em se desfazer daquela conta.
É desolador e irritante.
Seus clientes, tanto os já consolidados quanto os em potencial, pensam da mesma forma.
Muito provavelmente, vão deletar sua mensagem ou sinalizá-la como spam caso não tenham interesse no conteúdo.
Mas você pode evitar que isso acontece.
Ao colocar o opt-in em prática, sua marca tem mais chances de chegar até as pessoas certas e, com isso, aumentar as oportunidades de negócio.
Quais são os diferentes tipos de opt-in?
Existem diferentes maneiras para que um contato expresse o desejo de receber seus conteúdos.
Assim, o opt-in pode ser classificado em três tipos:
- Soft opt-in
- Single opt-in
- Double opt-in.
Agora, vou explicar cada um deles com mais detalhes.
Soft opt-in
O soft opt-in é como fazer networking à moda antiga.
Nessa modalidade, seu cliente ou prospect sinaliza que gostaria de receber seus materiais via e-mail.
Então, você pode coletar o e-mail da pessoa em uma reunião de negócios, apresentação ou feira e incluí-lo em uma lista.
Existe a possibilidade, ainda, de o indivíduo nem expressar claramente que deseja receber seu material, mas, pela relação que ela já tem com a marca/empresa, você supõe que ela poderia se interessar pelo conteúdo.
O soft opt-in deve ser feito cautelosamente, porque o disparador dos e-mails pode jogar sua mensagem para o spam.
Então, comece devagar!
Conforme o contato for abrindo os e-mails, interagindo com o conteúdo ou, até mesmo, não jogando-o para lixeira, as métricas melhoram e o disparador não pune sua prática.
Single opt-in
O single opt-in é uma das formas mais praticadas de autorização.
Por meio dele, o leitor, usuário ou visitante do seu site expressa o desejo de receber seus materiais.
Então, ele clica no “assine nossa newsletter”, “receba nossos e-mails”, “gostaria de receber nossos conteúdos” ou em outros CTAs (call to action), que são chamadas à ação em landing pages, blogs e redes sociais.
Em seguida, o usuário indica o seu próprio endereço de e-mail para onde quer que os materiais sejam enviados.
O single opt-in é, desse modo, uma autorização única e expressa dos contatos para receber as mensagens do seu negócio.
Mais do que isso: é uma autorização segura.
Double opt-in
Se segurança é importante, aqui ela vem em dobro.
Em outras palavras, o double opt-in é a dupla confirmação de que a pessoa deseja os seus materiais.
Além de clicar em algum botão com CTA, deixar marcada a caixinha de autorização ou digitar o próprio endereço, o contato deve realizar uma operação posterior para assegurar seu interesse.
Nesse caso, é enviado um e-mail de confirmação para o usuário.
Ele precisará clicar em algum link na correspondência para reforçar seu desejo em receber os materiais.
O double opt-in é uma prática que refina ainda mais a qualidade da sua lista de contatos.
Afinal, apenas as pessoas realmente interessadas no seu conteúdo vão realizar a dupla confirmação.
Dessa forma, seu mailing fica mais forte, a probabilidade de que seus contatos interajam é maior e suas taxas de abertura tendem a ser melhores.
Quais são os benefícios do double opt-in?
É muito comum que mailings de soft opt-in contenham endereços errados.
Até mesmo o single opt-in pode ter uma captação de e-mails com baixa qualidade, se não for realizado adequadamente.
O que acontece é que diversas pessoas podem apenas informar um endereço qualquer para receber alguma oferta que seu negócio disponibiliza.
É o que ocorre muitas vezes ao baixar um e-book, por exemplo.
No caso de uma abordagem indesejada, o usuário pode ainda passar uma informação errada só para se “livrar” da situação.
De qualquer maneira, o que você deseja é uma lista de contatos de qualidade, que tenha realmente pessoas interessadas nos conteúdos e que, ao longo do trabalho de funil, possam efetivar uma compra, certo?
Por isso, o double opt-in é uma estratégia com muitas vantagens, como as que listo abaixo:
- O usuário deverá informar um e-mail real e válido
- Ao clicar no link, ele interage com seu conteúdo e, assim, os disparadores elevam a qualidade dos seus envios
- Com isso, os disparos são otimizados
- Suas taxas de e-mail marketing tendem a ser melhores, com mais aberturas e interações com o material.
Então, vale a pena pensar em estratégias de dupla confirmação a fim de validar o interesse do usuário em seus conteúdos.
E-mails de confirmação na estratégia de double opt-in
Pense comigo: o usuário já passou para você uma valiosa informação, que é o seu contato.
Ele está autorizando que seu negócio envie correspondências para a caixa de entrada pessoal ou profissional dele.
Esse gesto é grandioso!
Por isso, seja sucinto e direto com os e-mails de confirmação de double opt-in, evitando forçar que seu contato realize diversos cadastros e ações.
Em outras palavras, seja breve e objetivo, sinalizando facilmente a operação.
Antes disso, é claro, vale a boa educação e gentileza.
Agradeça pelo cadastramento ou autorização e, então, peça que ele clique sobre o link indicado – ele deve ser, inclusive, de fácil visualização.
Por isso, priorize cores atrativas, de contraste e destaque com o restante do texto.
Ainda, insira o mesmo link em outras partes do corpo do e-mail.
Assim, caso o usuário tenha algum problema ao clicar no CTA, ele poderá copiar e colar o link, fazendo a dupla confirmação.
Lembre-se: quem está do outro lado da tela é uma pessoa e, por isso, atente às particularidades de cada público e utilize práticas respeitosas e gentis no disparo dos e-mails.
Opt-out
Provavelmente, você já recebeu algum e-mail que não sabe de onde surgiu.
E, como se não bastasse que o intruso aparecesse uma vez, ele veio várias e várias vezes.
Você até tenta descobrir do que se trata, abre a correspondência, mas, mesmo assim, não sabe a origem.
Então, decide cancelar o recebimento daquele conteúdo.
Aí, desce a tela, sobe a tela, mas nada de achar aquele link tão esperado: “descadastre-se aqui”.
Por fim, a solução que você encontra para não receber os e-mails indesejados é sinalizar como “spam”.
Aí, o disparador da mensagem desconhecida vai penalizar quem a enviou, dificultando a entrega do material.
Essa é uma situação que a maioria dos usuários já passou.
Só que ela pode acontecer até quando a pessoa autoriza o envio.
Mesmo que alguém demonstre interesse em receber seus conteúdos, pode mudar de ideia e, simplesmente, querer cancelar os disparos.
Se ele não localizar o botãozinho para fazer o cancelamento, vai direcionar o material para o spam.
Por isso, é fundamental que você deixe seus contatos livres para, a qualquer momento, cancelar o recebimento dos e-mails.
Então, opt-out é a prática de permitir o fácil descadastramento do mailing da empresa.
Ninguém quer perder contatos qualificados, certo? Mas essa é uma realidade com a qual seu negócio deverá conviver.
Assim, mantenha o descadastramento facilitado a fim de evitar a punição dos disparadores e o descontentamento dos seus contatos.
Quais são os cuidados necessários para essa estratégia?
Lembra que mencionei a importância de se colocar no lugar do usuário? Pois essa é a dica de ouro para fazer um opt-in de qualidade.
É claro que você precisa ponderar as particularidades do seu público.
Os heavy users de internet, por exemplo, podem ter mais destreza para entender o mecanismo de coleta dos dados.
Esse é um tipo de contato que consegue percorrer caminhos mais complexos, com mais dados e operações.
Por outro lado, os usuários que têm pouco hábito com as ferramentas digitais podem encontrar dificuldades com várias solicitações em uma mesma página.
Nesse caso, é interessante considerar uma coleta de poucos dados, em uma tela de captura de leads simplificada.
Então, a máxima “faça com os outros o que deseja para si mesmo” pode se adaptar bem para a solicitação de autorização dos usuários.
Mais uma dica interessante para um opt-in de sucesso é sempre revisitar a lista, fazer uma análise e manter um mailing de qualidade.
Assim, verifique a taxa de entrega e abertura dos e-mails. Veja quem são aqueles endereços com baixa interação e tente uma reaproximação.
Se o usuário não se mantiver muito engajado, elabore uma lista específica para os contatos “mornos” e tente novas estratégias com esse público.
Dicas e exemplos de opt-in
Agora que você já entendeu o que é opt-in e quais são seus tipos, vamos ver como ele funciona na prática?
Para isso, separei alguns bons modelos para que você possa conferir e ter ideias para suas práticas de marketing.
Vamos lá?
“Assine nossa newsletter” ou “Receba nossos e-mails”
Esse é um clássico de opt-in que ainda pode ter espaço para o seu negócio.
Tanto ao solicitar que o usuário assine a newsletter da sua empresa quanto ao incentivar o recebimento do conteúdo, você pode requerer o endereço de e-mail.
É comum também que esse tipo de CTA apareça em cadastros obrigatórios e o contato apenas marque uma caixa no formulário, autorizando o disparo.
Ofereça algo em troca pelo e-mail
O usuário de internet não nasceu ontem e sabe bem que o fornecimento do seu endereço de e-mail é uma valiosa informação de negócio.
Então, ele pode ficar resistente em passar o contato sem receber nada em troca.
Afinal, tem que ser uma relação de ganha-ganha mesmo.
Por isso, dê um presente ou um bônus para incentivar a autorização do envio.
Pense cuidadosamente no que pode ser interessante para seu cliente ou prospect e ofereça como compensação pelo gesto.
E-books, white papers, planilhas, infográficos e outros materiais ricos são boas opções.
Além delas, descontos e brindes também se enquadram na troca.
Utilize gatilhos mentais
O usuário precisa estar envolvido com a sua proposta de negócio para abrir a caixa de entrada para seu conteúdo.
Entre tantas opções, ele deve se sentir confortável o suficiente para priorizar o material da sua empresa entre os outros e-mails pessoais e profissionais.
Por isso, é necessário despertar nele o desejo real de acompanhar as mensagens do seu negócio.
Uma técnica bem interessante para isso é o uso dos gatilhos mentais.
Especialmente para a captação de endereços de e-mail, eles podem se mostrar muito efetivos.
Alguns dos gatilhos mentais comuns para utilizar na sua prática de opt-in são:
- Escassez: “Últimas horas para se cadastrar e receber conteúdo exclusivo”
- Novidade: “Receba nossos e-mails e fique por dentro das novidades em primeira mão”
- Evitar a dor: “Informe seu e-mail para ficar por dentro do prazo de envio da declaração do IR e não pague multa”
- Curiosidade: “Quer saber mais sobre o lançamento, de forma exclusiva? Deixe seu e-mail e entramos em contato”
- Comunidade: “Faça parte deste seleto grupo! Informe seu e-mail e junte-se a nós”.
Esses são apenas alguns exemplos bastante comuns.
Aqui, é importante conhecer bem o seu público e quais gatilhos podem ser realmente impactantes para ele.
Então, seja criativo e explore as possibilidades!
Conclusão
Como vimos, o opt-in é uma importante prática para as empresas.
Ao ter a autorização dos contatos, o disparo de e-mails é feito com mais segurança e a sua estratégia de marketing se torna mais efetiva!
Quer ver outras dicas que funcionam de verdade?
Tenho várias delas para você, aqui no blog. Continue com a sua leitura e veja como o marketing pode trabalhar em favor do seu negócio.
Aproveite também para deixar seu comentário e falar sobre a sua estratégia.
O que tem feito hoje para garantir um mailing de qualidade?
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