quinta-feira, 30 de abril de 2020

Comece no SEO Com Essas 11 Ferramentas Gratuitas

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Você é novo no incrível mundo do SEO?

Todo mundo tem que começar em algum lugar. Então, é bom que você já comece com algumas vantagens, o mais cedo possível. À medida que você ganha força e começa a entender os detalhes da otimização de mecanismos de pesquisa, você logo perceberá o quão importante é a estratégia certa para o seu negócio.

No meu guia passo a passo de SEO, eu discuto a importância dessa estratégia, além de informações básicas para ajudá-lo a entender melhor o que você deve ou não fazer.

Várias vezes por semana (se não com mais frequência), eu recebo um email com a mesma pergunta básica:

Qual é a melhor maneira de começar com SEO, sem gastar milhares de dólares?

É fácil acreditar que você precisa pagar milhares de dólares a um profissional de SEO para conseguir resultados de pesquisa de alto nível no que diz respeito ao ranking da sua empresa. Ao mesmo tempo, você pode se encontrar pagando por todos os recursos imagináveis.

Embora não haja nada errado em gastar dinheiro para ganhar dinheiro, isso não é algo que você precisa fazer. Em vez disso, existem vários recursos gratuitos que podem orientá-lo na direção certa.

Neste post, vou compartilhar 11 ferramentas gratuitas de SEO perfeitas para iniciantes que desejam começar. Essas ferramentas não garantem resultados de pesquisa da primeira página, mas ajudarão você a formular uma estratégia para alcançar seus objetivos.

Vamos dar uma olhada!

1. Ubersuggest

O Ubersuggest é uma poderosa ferramenta de SEO projetada para ajudar a gerar mais tráfego para o seu site. Você pode fazer de tudo, desde engenharia reversa do SEO dos seus concorrentes até descobrir palavras-chave de cauda longa para futuros posts de blog.

A ferramenta de análise da concorrência é um bom ponto de partida. Comece digitando qualquer domínio na caixa de pesquisa:

Sua pesquisa levará você a uma página de resultados:

É aqui que você encontrará dados como:

  • Palavras-chave orgânicas – Número de palavras-chave para as quais o domínio ranqueia no Google.
  • Tráfego orgânico mensal – Tráfego mensal total estimado que o domínio recebe.
  • Pontuação de domínio – Força geral do site (levando em consideração vários fatores).
  • Backlinks – Número de links recebidos no site.

Com esses dados, você pode ter um entendimento rápido de como seu site se compara ao do seu concorrente.

Mas isso não é tudo, você também recebe um gráfico de ranking de palavras-chave de SEO:

Esse gráfico mostra:

  • Número total de palavras-chave orgânicas ranqueando no Google
  • Rankings de palavras-chave por mês dos últimos 12 meses
  • Número de palavras-chave por mês que ranqueiam nas posições 1 a 3, 4 a 10, 11 a 50 e 51 a 100

À medida que você vai além da visão geral do domínio, você ganha acesso a recursos como a ferramenta de backlinks. É um dos meus favoritos e você pode começar clicando em “Backlinks” em “SEO Analyzer” na barra lateral esquerda:

Isso leva a análise de concorrência a um nível totalmente novo, permitindo que você analise todos os backlinks do site do concorrente. Você pode usar essas informações para buscar os mesmos links, melhorando assim suas chances de ultrapassar seu concorrente nos mecanismos de pesquisa.

Além de uma lista de backlinks, completos com o título da página de origem e o URL, outros dados importantes neste relatório incluem:

  • Pontuação de domínio – Força geral do site do link.
  • Pontuação da página – Força geral da página fazendo link.
  • Tipo de link – Se o link é baseado em texto ou imagem.
  • Texto âncora – Texto âncora do link.
  • Visto pela primeira vez – Primeira vez em que os robôs do Ubersuggest conseguiram identificar o backlink.
  • Visto pela última vez – Última vez em que o Ubersuggest pôde confirmar a existência do backlink.

O objetivo desses dados não é apenas entender o perfil de backlink do seu concorrente, mas também fornecer a você as orientações necessárias para garantir os mesmos links.

A primeira coisa que você deve fazer é uma lista de 10 – 20 sites que combinam com sua empresa. Por exemplo, se você tem um blog que compartilha conteúdo relacionado a hospedagem e domínios, o GoDaddy é uma combinação natural.

A partir daí, visite a página de link e identifique o texto âncora. Para o exemplo acima, tanto no primeiro quanto no segundo resultado, você pesquisará por “Ubersuggest” para encontrar um link para esta página no NeilPatel.com.

Por fim, encontre uma página no seu site que se encaixe no artigo. Você pode entrar em contato com o autor, sugerir sua página e trabalhar com ele para incluí-la no artigo.

Lembre-se, essa é uma estratégia de acerto e erro, então você não deve esperar sucesso em todos os aspectos. Para cada 25 a 50 emails que você enviar, você pode esperar talvez um ou dois backlinks. Embora isso não pareça muito, se eles forem de sites com uma alta pontuação de domínio, você está fazendo sua parte para mover a agulha.

Para mais informações sobre como conduzir link building por meio de contato por email, consulte o Guia de Link Building para SEO do Brian Dean.

Depois que você terminar de analisar seus principais concorrentes (ou antes), sugiro também a criação de um projeto para o seu site:

Passo nº1: Clique em “Criar um Projeto” no Topo da Página

Passo nº2: Forneça Informações Sobre o Seu Projeto

Passo nº3: Escolha Seu Local de Pesquisa Preferido

Passo nº4: Adicione Palavras-chave

Se você conseguir executar os passos acima, verá o seguinte:

Você pode acessar seu dashboard para ter uma visão geral do projeto:

São os mesmos dados de uma análise da concorrência, como os que detalhei acima. Você pode clicar em qualquer uma das seções da visão geral ou nas correspondentes na barra lateral esquerda. Ao analisar seu próprio site, gosto de começar com uma auditoria do site:

O recurso de auditoria do site fornece informações sobre a integridade geral do seu site. Por exemplo, há um erro crítico, que tem o maior impacto na saúde geral do seu SEO. Isso além de 17 avisos que são impactantes, mas em menor grau. Clicar em erros críticos mostra o seguinte:

Em seguida, você pode localizar a página com a baixa contagem de palavras e obter sugestões sobre como corrigi-la:

Com o Ubersuggest, você tem acesso a tudo o que precisa para entender a integridade do SEO do seu site e dos seus concorrentes. Isso permite que você tome decisões informadas que terão um impacto positivo nos seus rankings dos mecanismos de pesquisa.

2. Google Search Console

Se você vai se familiarizar com apenas uma ferramenta gratuita de SEO, que seja essa. Pode não ser a mais avançada. E, pode não ter um impacto direto nos seus rankings. Mas, é extremamente poderosa para iniciantes.

Essa ferramenta gratuita de SEO se resume a uma coisa: a saúde geral do seu site.

Por exemplo, você pode usá-la para ver quantos URLs foram enviados e quantos foram indexados.

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Outro dos meus recursos favoritos é a função “Search Analytics”. Com a capacidade de revisar “seu desempenho no Google Search”, você pode ter uma ideia melhor se o seu site está ou não na direção certa.

Aqui está um exemplo de alguns dos dados que você pode acompanhar:

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Você não quer ficar obcecado com esses números, mas eles dão uma boa ideia de em que pé está seu site e como está progredindo. Por exemplo, você quer que seus cliques totais, impressões totais e CTR aumentem com o tempo, com sua posição média ficando mais baixa.

Mesmo que você não saiba nada sobre como usar o Google Search Console, leva apenas alguns minutos para dar uma olhada e aprender como ele funciona.

3. SEMrush

Você quer aprender mais sobre o seu site? E sobre o site de um concorrente?

O SEMrush pode te ajudar. Você só precisa inserir um URL e fazer uma pesquisa. A partir daí, você receberá uma variedade de dados que podem ser usados para ajudar a impulsionar seus esforços de SEO para o próximo nível.

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A única coisa ruim do SEMrush, se você pode chamar assim, é a quantidade de informações que você recebe. Se você tem experiência no campo do marketing digital, vai adorar a avalanche de dados. Mas, se você é novo na área, pode ser intimidador.

Minha sugestão é dar um passo de cada vez, passando para a próxima seção de dados somente quando você entender completamente o que já analisou.

Muitas pessoas começam revisando os dados dos backlinks. Isso é particularmente verdade quando você deseja ver o desempenho de um concorrente:

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A partir daí, é natural focar nas palavras-chave orgânicas principais. Isso mostra as principais palavras-chave do site, que fornecerão algumas orientações.

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Se você quiser aprender mais sobre qualquer site, com foco no SEO, precisará gastar bastante tempo com o SEMrush. Não existem muitas ferramentas gratuitas de SEO que ofereçam esse valor.

4. Keys4Up

Há algo sobre a pesquisa de palavras-chave que assusta muitas pessoas.

Se você é novo no SEO ou se não sabe quais palavras-chave combinam com seu setor e seus objetivos, você precisa usar o Keys4Up.

O objetivo desta ferramenta gratuita é simples: trazer simplicidade ao processo de pesquisa de palavras-chave.

Depois de realizar algumas pesquisas, você achará o Keys4Up fácil de usar e cheio de recursos poderosos.

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Depois de selecionar sua palavra-chave principal e clicar em pesquisar, você pode relaxar e deixar essa ferramenta gratuita fazer todo o trabalho para você.

Inserir “marketing de conteúdo” em um mecanismo de pesquisa exibe os seguintes resultados de pesquisa:

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Como pode ver, você pode revisar todas as palavras-chave ou focar naquelas com 1,2 ou 3 palavras. Eu sugiro que você experimente cada opção, pois isso permitirá que você analise todas as palavras-chave.

O que eu mais gosto no Keys4Up é a funcionalidade “o que você vê é o que recebe”. Você não é atolado com detalhes que não importam. Em vez disso, você só faz sua pesquisa e revisa as palavras-chave.

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Dica profissional: você pode exportar palavras-chave salvas para o seu computador ou planilha. De qualquer forma, é uma boa ideia, se você quiser revisar os seus resultados do mecanismo de pesquisa posteriormente.

5. SEOquake

O seu navegador de escolha é o Firefox, Chrome ou Opera?

Se sim, você deve a si mesmo aprender mais sobre a extensão de navegador do SEOquake. Não importa qual desses três navegadores você usa, os mesmos recursos estão disponíveis.

Embora essa ferramenta gratuita seja auto-explicativa, uma vez instalada, há alguns recursos importantes com os quais você deve se familiarizar:

  • Conduza instantaneamente uma auditoria de SEO on-page de qualquer página, incluindo concorrentes.
  • Analise os links externos e internos de qualquer página.
  • Compare URLs e domínios em tempo real.
  • Exporte dados para uso futuro.

Aqui está um exemplo de auditoria de SEO de uma página, compartilhado pelo SEOquake:

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Você achará isso útil ao navegar em seu próprio site, pois oferece uma ideia do que você está fazendo certo e do que precisa de uma mudança.

Também é útil quando você confere seus concorrentes. Ao ver onde eles pecam, você pode tirar o máximo proveito, subsequentemente levando seu site ao topo dos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Em suma, o SEOquake é fácil de usar, sem ser intrusivo. Depois de baixar a extensão e aprender como ela pode se adequar às suas necessidades pessoais, há uma boa chance de que ela se torne uma das suas ferramentas gratuitas de SEO mais usadas.

6. Keyword In

Você está procurando algo um pouco mais criativo do que um planejador básico de palavras-chave?

O Keyword In pode ajudar. Com isso, você pode buscar uma variedade de palavras-chave, com a esperança de descobrir novas ideias.

Aqui está uma ideia básica de como começar:

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Você pode usar qualquer palavra-chave que lhe vier à mente. É gratuito e rápido de usar, então seja criativo.

Depois de clicar no botão “Gerar”, os resultados da pesquisa vão te surpreender:

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Claro, você poderia ter pensado nessas palavras-chave por conta própria, mas isso levaria algum tempo.

Com o Keyword In, você pode encontrar rapidamente as melhores palavras-chave de cauda longa para o seu site.

Este não é o tipo de ferramenta gratuita que você usará todos os dias, mas definitivamente é útil de vez em quando. Por exemplo, se está pesquisando ideias para um novo post de blog, você pode usá-la para criar uma lista de palavras-chave de cauda longa a serem incluídas.

O Keyword In pode ser classificado como uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, mas é definitivamente mais do que isso. Uma pesquisa e você perceberá que isso é verdade.

7. Gogretel

O nome dessa ferramenta gratuita de SEO não revela nada em termos do que ela oferece, mas vale a pena usá-la.

Com o Gogretel, você pode ver instantaneamente se o seu site segue ou não as diretrizes do Google para webmasters. Junto com isso, há um componente de mídia social que também vale a pena conferir.

Ao executar um teste, você recebe uma página de resultados de pesquisa que lhe permite visualizar informações em três categorias distintas:

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Você pode clicar em cada categoria para acessar dados detalhados. Por exemplo, a aba de informações básicas fornece o seguinte:

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Como algumas outras ferramentas gratuitas de SEO nesta lista, o Gogretel não é uma que você usará diariamente. Claro, você irá querer verificar seu site de tempos em tempos, mas você não precisa fazer isso todos os dias.

Dito isso, não custa nada usar o Gogretel como uma maneira de entender melhor e rastrear seus concorrentes. Por exemplo, você pode usar a aba de análise de conteúdo para ver onde seus principais concorrentes estão pecando e usar essas falhas contra eles.

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Só a velocidade e dados são motivos suficientes para realizar algumas pesquisas com o Gogretel. Se nada mais, uma pesquisa mostrará se a ferramenta gratuita tem algo a oferecer à sua empresa no futuro.

8. Google Mobile-Friendly Test

Houve um tempo em que não importava se o seu site era otimizado para dispositivos móveis.

No entanto, esses dias acabaram. Isso não apenas afeta seus rankings nos mecanismos de pesquisas, mas também tem muito a ver com a experiência do usuário.

Você não tem certeza se seu site é otimizado para dispositivos móveis?

Bom, você não precisa mais se perguntar. Em vez disso, você pode usar esta ferramenta gratuita do Google para conseguir uma resposta rápida.

Fazer uma pesquisa no mecanismo de busca pelo meu site, NeilPatel.com, gera o seguinte:

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Não há mais nada que você precise saber sobre esta ferramenta. Depois de verificar seu site, você saberá, com certeza, se ele é otimizado para dispositivos móveis. Se ele for, você está em boa forma. Se não, não espere mais um dia para fazer uma mudança. Isso pode fazer maravilhas pelo seu tráfego.

Do ponto de vista de SEO e de usuário, seu site deve ser otimizado para dispositivos móveis. Não há dúvidas sobre isso.

9. Varvy SEO tool

Essa ferramenta é parecida, de certas formas, com o Gogretel. No entanto, ela possui seu próprio conjunto exclusivo de recursos que a tornam uma favorita entre os iniciantes em SEO.

O objetivo desta ferramenta gratuita é ajudar os webmasters a determinar “quão bem uma página segue as diretrizes do Google”.

Da mesma forma que a maioria das ferramentas gratuitas de SEO focadas em análise, ela começa com a inserção do seu URL. A partir daí, leva apenas alguns segundos para ver os resultados da pesquisa.

A ferramenta analisa 14 áreas principais do site:

  • Acesso ao Googlebot
  • Dispositivos móveis
  • Segurança
  • Acessibilidade
  • Velocidade da página
  • Diretriz robots.txt
  • Texto alternativo da imagem
  • Sitemaps
  • Se modificado desde
  • Links pagos
  • HTML válido
  • Quantidade de links
  • Links localizáveis
  • Cabeçalhos HTTP

Se o cabeçalho da categoria for “verde”, isso significa que tudo está em boas condições de funcionamento. Se for “amarelo”, requer alguma atenção.

Por exemplo, você pode precisar executar alguns passos em relação à segurança:

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A ferramenta Varvy SEO não é o objetivo final, mas definitivamente fornece algumas informações e orientações úteis. Como é gratuita e rápida de usar, você pode usá-la para verificar regularmente se seu site está dentro das diretrizes do Google.

10. Slerpee

Você está preocupado com como seu site é apresentado nos SERPs do Google?

Você deveria estar. Isso não apenas pode afetar seus rankings no mecanismo de pesquisa, mas também ajuda bastante uma pessoa a decidir se visitará seu site.

Em vez de fazer as coisas da maneira mais difícil, você pode usar o Slerpee para ver como seu site aparece nos resultados do mecanismo de pesquisa. Melhor ainda, ele fornece dicas de aprimoramento.

Aqui está um exemplo do que você vai ver depois de fazer uma pesquisa:

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Se você está satisfeito com o que vê e com os resultados da pesquisa, até o momento, não precisa mudar nada.

No entanto, o legal dessa ferramenta gratuita é que você pode experimentar sem realmente agir. Dessa forma, se você encontrar algo que gosta mais, poderá transferi-lo para o seu site.

Quaisquer alterações feitas no título ou na meta descrição podem ser visualizadas na parte superior da página:

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Mesmo que você nunca faça uma única alteração, esta ferramenta gratuita oferece a oportunidade de experimentar diferentes variações.

Você não precisa usar essa ferramenta gratuita sempre que criar uma nova página ou post, mas também não seria uma má ideia. É bom saber como o seu site ficará nos SERPs do Google antes de ser indexado.

11. Google Keyword Planner

Você realmente achou que eu iria passar por toda essa lista sem mencionar o Google Keyword Planner?

Embora eu tenha discutido algumas outras ferramentas de SEO gratuitas baseadas em palavras-chave, esta é essencial para todos os iniciantes.

Você não tem como errar quando se envolve com esta ferramenta gratuita. Ela fornece resultados de pesquisa abrangentes e detalhados que podem ser imediatamente colocados em ação.

Por exemplo, uma consulta no mecanismo de pesquisa para a frase “marketing online” leva aos seguintes resultados de pesquisa:

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Isso permite que você responda perguntas como:

  • Quais palavras-chave de cauda longa fazem mais sentido para o meu site?
  • Quais palavras-chave têm menos concorrência?
  • Quais palavras-chave são mais pesquisadas?

Para aqueles que querem se envolver com o tráfego pago, esta ferramenta gratuita é um bom ponto de partida.

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Levando em consideração o lance sugerido, você pode facilmente determinar quais palavras-chave você pode ou não pagar.

Se você é novo no SEO, lembre-se de uma coisa: você gastará muito tempo na pesquisa de palavras-chave.

Mesmo que você use muitas ferramentas gratuitas de SEO, esta certamente estará no topo da sua lista. Com dados “diretamente da boca do cavalo”, você sabe que está no caminho certo.

Conclusão

Com o cenário de SEO em constante mudança, é imperativo manter um olho no setor, pois isso se aplica ao seu site.

Se você ignorou a importância do SEO no passado, lembre-se disso: 93% das experiências online começam com um mecanismo de pesquisa.

Mesmo se você usar apenas uma dessas ferramentas gratuitas de SEO, estou confiante de que isso ajudará você a dar mais um passo para alcançar seus objetivos relacionados ao marketing.

Você tem experiência com alguma dessas ferramentas gratuitas de SEO? Você adicionaria outras à lista? Compartilhe seus comentários abaixo.

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